Fernando Alonso correrá a Indy 500 e está fora do GP de Mônaco
Honda e McLaren autorizam piloto espanhol a não competir nesta prova da Fórmula 1

Fernando Alonso estará ausente este ano do Grande Prêmio de Mônaco para poder disputar as 500 Milhas de Indianápolis, em 28 de maio, segundo confirmou sua equipe, a McLaren. Ele fará a mítica prova norte-americana também em um carro da McLaren, em um projeto para o qual conta com seu total apoio. Dessa maneira, o carro terá as cores da equipe e um motor Honda, como o que Alonso está usando no Mundial de Fórmula 1.
McLaren returns to Indianapolis with Honda & Andretti Autosport. Fernando will drive in #Indy500: https://t.co/LLKMVlJfcc #McLarenIndy pic.twitter.com/2CSc3vnFHC
— McLaren (@McLarenF1) April 12, 2017
“Estou tremendamente emocionado porque vou correr a Indy 500 deste ano com a McLaren, Honda e Andretti Autosport”, afirma Alonso, em nota distribuída pela McLaren. Um dos sonhos do piloto é ganhar a “tríplice coroa”: o GP de Mônaco de Fórmula 1 (que já tem), as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans. “É um feito que só foi realizado por um piloto na história: Graham Hill”, diz Alonso.
“Nunca corri com um IndyCar nem dirigi em uma superspeedway, mas acredito que me adaptarei rapidamente. Assisti a muitas dessas corridas pela televisão e fica claro que é necessária uma grande precisão, pois os outros carros estão sempre próximos demais, a mais de 350 quilômetros por hora”, comenta o piloto espanhol.
Exited. I love RACING. I'm just a RACER. Indy 500 here we come!!! 💪💪💪 #mclaren #honda #14 #f1 #indy pic.twitter.com/1LZ50FqSiC
— Fernando Alonso (@alo_oficial) April 12, 2017
Alonso irá correr com a equipe da Andretti Autosport pela McLaren e com um motor Honda 2,2 litros Turbocompressor V6, limitado a 12.000 rpm, conforme o regulamento dos IndyCar. O CEO da Andretti é Michael Andretti, que correu na Fórmula 1 com a atual equipe do espanhol na temporada de 1993 como companheiro de Ayrton Senna.
A notícia chega em um momento de tensão entre Alonso e sua equipe. Depois de uma temporada bastante complicada, com várias falhas do motor Honda de seu carro, o piloto registrou dois abandonos com a mesma quantidade de corridas no Mundial de Fórmula 1.
Andretti, CEO da equipe que Alonso irá representar nas 500 Milhas, disse não estar preocupado com a “falta de experiência” do piloto espanhol nesse tipo de prova. “Acredito que Indianápolis é o melhor lugar para os novatos porque se tem muito tempo para treinar na própria pista. Mesmo um iniciante pode vencer a prova. Fernando é um grande talento e tenho certeza de que irá nos representar muito bem”, disse o fundador da equipe, segundo declarações divulgadas no site da McLaren.