Primeiro-ministro do Japão faz careta depois de um aperto de mão de 17 segundos de Trump
O presidente dos Estados Unidos tem una forma peculiar de cumprimentar
Segurar a mão com força, aproximá-la de seu corpo e apertá-la de maneira decisiva durante muito tempo. Os cumprimentos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são uma espécie de marca registrada do mandatário, e não costumam causar indiferença por parte dos convidados que recebe. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, é prova disso. O chefe de Estado esteve na Casa Branca no dia 10 de fevereiro para tentar estabelecer vínculos com Trump, e o protocolar aperto de mão entre eles terminou com uma curiosa expressão por parte do japonês, que indicava algo entre o alívio e o desprezo:
Abe's facial expression is 🔥 pic.twitter.com/etYaiNH6vp
— Brenna Williams (@brennawilliams) February 10, 2017
O momento foi recuperado em formato de GIF pela jornalista da CNN Brenna Williams, que acompanhava seu tuíte com a mensagem: "A expressão facial do Abe é ". Em menos de 17 horas, ela superou 28.000 retuítes. O vídeo completo do encontro entre Abe e Trump também foi publicado pela própria conta oficial do presidente dos Estados Unidos no Twitter, e é ainda mais tenso: é possível ver como o aperto de mãos, com contínuos puxões, dura cerca de 17 segundos:
An honor to host Prime Minister @AbeShinzo in the United States. pic.twitter.com/f6TvfZ6sMj
— President Trump 45 Archived (@POTUS45) February 10, 2017
Muitos usuários do Twitter fizeram piadas sobre a situação e se solidarizaram com o mandatário japonês. A mensagem mais popular foi "todos somos Shinzo Abe”.
we are all shinzo abe https://t.co/BDWm0Ix5ie
— maybe: jeff (@thecultureofme) February 10, 2017
Todos somos Shinzo Abe.
Não cortaram o vídeo antes de que Abe fizesse uma careta.
Já tínhamos visto os estranhos apertos de mão de Trump, mas ninguém tinha advertido o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe
Abe não foi o primeiro, nem o único, a receber com surpresa o curioso cumprimento do líder norte-americano. O jornal The Washington Post, em um artigo titulado "Donald Trump e a arte dos apertos de mão super incômodos" (em tradução livre), mostra vídeos de alguns deles, como Mike Pence na noite eleitoral e o juiz Neil Gorsuch:
No vídeo de sua visita a Washington, se nota que Shinzo Abe resiste melhor aos movimentos bruscos de Donald Trump do que outras pessoas que já o cumprimentaram. No entanto, quando termina o incômodo aperto de mão, o presidente norte-americano imita um gesto de uma tacada de golf e diz a Abe que ele tem “mãos fortes”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.