Retrato do monte Matterhorn
O monte Matterhorn ganha vida através da objetiva da fotógrafa Nenad Saljic
As estrelas e as nuvens movidas pelo vento enquadram a visão da montanha mais famosa dos Alpes e uma das mais perigosas do mundo: o monte Matterhorn, também conhecido como Cervino. O fotógrafo croata Nenad Saljic, profundamente apaixonado por essa enorme pirâmide de pedra, registrou as suas transformações ao longo de vários anos.
Com seu livro Matterhorn: retrato de uma montanha (um dos premiados do International Photography Awards 2016) faz uma homenagem à primeira expedição que atingiu o seu cume, em 1865. Liderada pelo alpinista inglês Edward Whymper, aquela façanha ficou marcada por uma tragédia: a morte de quatro dos montanhistas durante a descida. O projeto de Saljic nasceu do seu sonho de juventude em que se imaginava escalando os 4.478 metros da Matterhorn (em alemão, chifre da pradaria).
Segundo o artista, cada imagem capturada tem a sua própria história. A magia pode surgir de surpresa ou após vários dias de espera, motivo pelo qual é preciso estar sempre preparado e experimentar diferentes exposições para registrar o movimento das nuvens. O croata afirma que avalia suas fotografias mais a partir do que elas representam do que das condições em que foram realizadas. A passagem do tempo se condensa em cada fotograma com a mudança de cenário causada pelas variações climáticas. O sol e a chuva acentuam o encanto desse cume mítico que se ergue até o céu na fronteira da Itália com a Suíça. Fascinante, o Matterhorn se volta para o mundo com suas quatro faces.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.