barack obama

Obama condecora Ellen DeGeneres, Michael Jordan, De Niro e outras personalidades dos EUA

Presidente entregou pela última vez as Medalhas Presidenciais da Liberdade, principal comenda civil

A música de Bruce Springsteen e Diana Ross, o talento de Robert de Niro, Robert Redford, Tom Hanks e Cicely Tyson, o trabalho humanitário de Bill e Melinda Gates, a imaginação de Frank Gehry, o brilho televisivo da apresentadora Ellen DeGeneres e as carreiras esportivas de Kareem Abdul Jabbar e Michael Jordan foram reconhecidos nesta terça-feira com a Medalha Presidencial da Liberdade, o maior reconhecimento ao mérito civil dos Estados Unidos, entregue pelo presidente Barack Obama. 

MAIS INFORMAÇÕES

“Todas as pessoas neste palco me marcaram, algumas de uma maneira que nem elas mesmas poderiam imaginar”, afirmou Obama durante a cerimônia. “Com uma canção, um jogo, uma história ou um filme, me fizeram chegar a ser quem sou como pessoa e como presidente.”

Obama, acompanhado de sua esposa, Michelle, entregou as medalhas em uma das últimas cerimônias que comandará durante seu mandato na Casa Branca, com a presença de vários integrantes do seu Gabinete, incluindo a procuradora-geral Loretta Lynch, o secretário de Estado John Kerry e o vice-presidente Joe Biden.

“A Medalha Presidencial da Liberdade não é só nossa maior honra ao mérito civil, como também uma homenagem à ideia de que todos nós, independentemente de nossa origem, temos a oportunidade de mudar este país para melhor”, afirmou o mandatário diante dos condecorados. “Estas 21 pessoas contribuíram para que os Estados Unidos avancem, inspirando ao mesmo tempo milhões de pessoas em todo o mundo.”

O cantor Bruce Springsteen também foi um dos condecorados.
O cantor Bruce Springsteen também foi um dos condecorados.Manuel Balce Ceneta (AP)

As Medalhas Presidenciais da Liberdade são entregues anualmente a um seleto grupo de artistas, empresários, intelectuais e esportistas que, na avaliação de um comitê da Casa Branca, melhor representaram ao longo de suas carreiras os valores fundamentais da sociedade norte-americana.

“Há mais de cinco décadas, comprou um violão e aprendeu a fazê-lo falar”, afirmou Obama no comunicado que anunciava a concessão da medalha a Bruce Springsteen, citando um verso da sua canção Thunder Road. “Desde então, as histórias que contou em suas letras e em épicos shows marcaram nossa música e nos desafiaram a cumprir o sonho americano. Eu sou o presidente, mas ele é O Chefe”, acrescentou nesta terça-feira.

Entre os premiados, destaca-se a presença de dois astros do basquete, Michael Jordan, ganhador de seis campeonatos nacionais durante 15 temporadas nas quadras, a quem Obama definiu como “um dos melhores atletas de todos os tempos”, e Kareem Abdul-Jabbar, maior cestinha da história da NBA e ganhador de seis títulos com os Los Angeles Lakers e mais um com os Milwaukee Bucks. “Além da sua lendária carreira, Abdul-Jabbar foi um grande ativista em prol da justiça social”, afirmou o presidente.

Obama também reconheceu as carreiras de dois ícones afro-americanos da música, do teatro e do cinema. Ganhadora de um Grammy Honorífico, membro do Hall da Fama do Rock & Roll e indicada ao Oscar, Diana Ross recebeu, também nesta terça-feira, a medalha presidencial após mais de 50 anos de carreira artística. O presidente condecorou ainda Cicely Tyson, que, aos 91 anos, continua ampliando sua carreira artística depois de colecionar vários prêmios Emmy e Tony por suas atuações.

Barack Obama com Michael Jordan, ex-jogador da NBA que também foi homenageado nesta terça na Casa Branca.
Barack Obama com Michael Jordan, ex-jogador da NBA que também foi homenageado nesta terça na Casa Branca.NICHOLAS KAMM (AFP)

Entre outras personalidades condecoradas por Obama estão:

- A apresentadora e comediante Ellen DeGeneres, que se emocionou ao receber a condecoração, “por sua apaixonada defesa da igualdade e da justiça”.

- O reitor da Universidade de Miami Dade, Eduardo Padrón, por suas “quatro décadas de trabalho para assegurar que todos os estudantes tenham direito a uma educação acessível”.

- A artista e desenhista Maya Lin, em reconhecimento por sua carreira e sua iniciativa “para conscientizar sobre a perda de biodiversidade no planeta”.

- Margaret Hamilton, líder da equipe da NASA que criou os sistemas informáticos para os módulos lunares das missões Apollo.

Arquivado Em: