Dois grandes objetos metálicos “com inscrições em chinês” caem do céu em Mianmar
Os restos caíram no dia em que Pequim informou ter lançado um satélite

Um grande objeto de metal caiu do céu em uma área de mineração no norte de Mianmar, informou a imprensa local na sexta-feira. Os restos, de forma cilíndrica, foram encontrados na quinta-feira no Estado de Kachin. Medem 4,5 metros de comprimento por 1,2 metros de largura e caíram num terreno de propriedade da companhia de mineração de jade na aldeia de Hpakant, segundo o jornal Global New Light of Myanmar. Outra peça menor de metal e com uma inscrição em chinês caiu ao mesmo tempo sobre o telhado de uma casa num vilarejo próximo.
Não há menção a feridos. “Supõe-se que os objetos metálicos façam parte de um satélite, de um avião ou de um míssil”, disse o jornal, que informa que as autoridades ainda estão tentando confirmar sua origem. As imagens que circulam nas redes sociais mostram o que parece ser parte do equipamento tecnológico e do cabeamento que existe no interior do grande cilindro.
Moradores da área dizem ter ouvido uma forte explosão antes da queda dos pedaços de metal, que depois quicaram cerca de 50 metros adiante, em uma área de mineração, até acabarem em uma área lamacenta.
Os fatos tiveram lugar no mesmo dia em que a imprensa estatal chinesa informou que Pequim lançou recentemente um satélite ao espaço. “Não se pode confirmar se o lançamento do satélite e os objetos metálicos encontrados no Estado de Kachin estão relacionados”, disse o jornal Global de New Light of Myanmar.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.