Seleccione Edição
Login

Primeiro trailer de ‘El Comandante’, o seriado sobre Hugo Chávez

Rede Telemundo apresentará série sobre a vida do falecido presidente venezuelano

Imagem de divulgação da série ‘El comandante’
Imagem de divulgação da série ‘El comandante’

Uma amostra de El Comandante [O Comandante], série em 60 episódios sobre a vida do falecido presidente da Venezuela Hugo Chávez, vazou para as redes sociais. A primeira produção televisiva sobre a vida do polêmico mandatário, morto em março de 2013, provocou em seu país todo tipo de comentário, em sua grande maioria criticando sua qualidade e a caracterização do personagem. Os seguidores do Governo atacam o retrato que se faz do dirigente bolivariano, enquanto a oposição ao chavismo teme que a série estimule uma idealização da figura do governante.

El Comandante, uma produção da Sony Pictures Televisión que será transmitida pela rede norte-americana Telemundo com data de estreia ainda não divulgada, foi idealizada pelo venezuelano Moisés Naim. Na última edição do Hay Festival, realizada em Cartagena (Colômbia), em janeiro, o ex-diretor de Foreign Policy e colaborador deste jornal contou que a série é resultado da segunda parte de seu livro El fin del poder [O fim do poder]. “Uma editora me convidou a escrever um livro em que eu mostrasse aos líderes como se mover em um ambiente como aquele que meu livro anterior expunha. Comecei a escrever e, quando estava quase terminando, senti que não queria fazê-lo. Sentia necessidade de contar uma história real com elementos de ficção. Não um romance, mas um produto para televisão. Tive muita sorte, pois a Sony comprou a ideia e está produzindo, e essa será uma das séries mais importantes da América Latina nos próximos anos”.

O ator principal será o ator colombiano Andrés Parra, conhecido pela sua interpretação de Pablo Escobar em El patrón del mal [O chefão do mal]. Não foi muito bem recebido pelas primeiras críticas. Dois argumentos se destacam nas observações formuladas nas redes sociais: os chavistas avaliam que o Hugo Chávez apresentado no trailer é uma caricatura do homem que eles seguiram cegamente. “Não admitiremos que ninguém minta sobre a vida honesta do comandante”, escreveu no Twitter o embaixador da Venezuela na ONU Rafael Ramírez. Os oposicionistas avaliam que a série poderá contribuir para uma idealização de um homem que, para eles, destruiu o seu país. Em resposta, o Governo anunciou que irá produzir uma série para contar quem foi “o verdadeiro Chávez”.

MAIS INFORMAÇÕES