Primeiro trailer de ‘El Comandante’, o seriado sobre Hugo Chávez

Rede Telemundo apresentará série sobre a vida do falecido presidente venezuelano

Imagem de divulgação da série ‘El comandante’
Imagem de divulgação da série ‘El comandante’
Mais informações

Uma amostra de El Comandante [O Comandante], série em 60 episódios sobre a vida do falecido presidente da Venezuela Hugo Chávez, vazou para as redes sociais. A primeira produção televisiva sobre a vida do polêmico mandatário, morto em março de 2013, provocou em seu país todo tipo de comentário, em sua grande maioria criticando sua qualidade e a caracterização do personagem. Os seguidores do Governo atacam o retrato que se faz do dirigente bolivariano, enquanto a oposição ao chavismo teme que a série estimule uma idealização da figura do governante.

El Comandante, uma produção da Sony Pictures Televisión que será transmitida pela rede norte-americana Telemundo com data de estreia ainda não divulgada, foi idealizada pelo venezuelano Moisés Naim. Na última edição do Hay Festival, realizada em Cartagena (Colômbia), em janeiro, o ex-diretor de Foreign Policy e colaborador deste jornal contou que a série é resultado da segunda parte de seu livro El fin del poder [O fim do poder]. “Uma editora me convidou a escrever um livro em que eu mostrasse aos líderes como se mover em um ambiente como aquele que meu livro anterior expunha. Comecei a escrever e, quando estava quase terminando, senti que não queria fazê-lo. Sentia necessidade de contar uma história real com elementos de ficção. Não um romance, mas um produto para televisão. Tive muita sorte, pois a Sony comprou a ideia e está produzindo, e essa será uma das séries mais importantes da América Latina nos próximos anos”.

O ator principal será o ator colombiano Andrés Parra, conhecido pela sua interpretação de Pablo Escobar em El patrón del mal [O chefão do mal]. Não foi muito bem recebido pelas primeiras críticas. Dois argumentos se destacam nas observações formuladas nas redes sociais: os chavistas avaliam que o Hugo Chávez apresentado no trailer é uma caricatura do homem que eles seguiram cegamente. “Não admitiremos que ninguém minta sobre a vida honesta do comandante”, escreveu no Twitter o embaixador da Venezuela na ONU Rafael Ramírez. Os oposicionistas avaliam que a série poderá contribuir para uma idealização de um homem que, para eles, destruiu o seu país. Em resposta, o Governo anunciou que irá produzir uma série para contar quem foi “o verdadeiro Chávez”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: