Agência Espacial Europeia obtém a primeira imagem completa da Via Láctea
Registrada pela missão ‘Gaia’, a imagem abrange mais de 1 bilhão de estrelas
A imagem acima é a primeira daquele que deverá permanecer por muito tempo como o maior mapa jamais elaborado pela humanidade. Ela foi registrada pela missão espacial Gaia e retrata a Via Láctea, a galáxia onde habitamos, em sua totalidade. A imagem abrange mais de 1 bilhão de estrelas. A maioria está agrupada perto do eixo galáctico horizontal, no centro da imagem. As manchas negras que se espalham na imagem são nuvens de gás e poeira que se interpõem entre a câmera da Gaia e outras inúmeras estrelas que existem do outro lado.
Na parte inferior, à direita, destacam-se as duas nuvens de Magalhães, duas galáxias satélites da nossa e que só são visíveis no céu noturno do hemisfério sul. Para chegar até elas, a Grande Nuvem de Magalhães teria de viajar durante mais de 150 mil anos à velocidade da luz.
As faixas observadas em algumas áreas são partes ainda não cartografadas pelo Gaia. Lançado em 2013, esse telescópio contém o equipamento fotográfico de maior resolução jamais enviado ao espaço. De sua posição no ponto de Lagrange 2, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, o observatório irá constituindo uma cartografia completa da galáxia em três dimensões e que será 100 vezes maior do que todas as já obtidas até hoje.
Essa primeira imagem é resultado dos primeiros 14 meses de observação. O Gaia observa 50 milhões de estrelas por dia, em um processo que se repetirá ao longo de cinco anos. A cartografia total a ser elaborada por esse telescópio, cuja missão deve se encerrar em 2021, envolverá apenas 1% da galáxia.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.