_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Erro do presidente Peña Nieto

Visita de Trump não apaga sua hostilidade contra o México

Peña Nieto e Trump durante a conferência de imprensa.
Peña Nieto e Trump durante a conferência de imprensa.YURI CORTEZ (AFP)

A visita de Donald Trump ao presidente do México, Enrique Peña Nieto, foi um erro grave de parte do presidente. Enquanto Trump usou a visita parar criar um status presidencial e reforçar sua imagem para os eleitores, Peña Nieto não recebeu nenhuma retificação ou promessa favorável ao México por parte do candidato republicano e apareceu como um líder fraco e sem pulso.

Mais informações
Trump não pede desculpas a Peña Nieto por insultar o México
Trump sobe o tom contra Clinton sobre racismo e a vincula a ex-membro do KKK

A prova palpável é que apenas algumas horas após a entrevista, Trump reiterou as expressões de desprezo, xenofobia e racismo contra o México que marcaram sua campanha. Fez isso em um discurso sobre imigração no qual ofendeu o chefe de Estado mexicano quando, referindo-se ao muro que pretende construir na fronteira e consciente de que todo seu público sabia que tinha acabado de se reunir com Peña Nieto, reiterou que o México iria pagar pela sua construção, adicionando a frase jocosa: “Eles ainda não sabem”.

Trump começou sua carreira presidencial injuriando os mexicanos ao chamá-los de estupradores e traficantes de drogas. Seu projeto central — expulsão de imigrantes e muro na fronteira — significa o fim das relações com seu vizinho do sul. Ele nunca pediu desculpas por seus reiterados insultos à comunidade mexicana. Até protagonizou tentativas patéticas de se confraternizar com eles — como quando foi fotografado comendo tacos para provar que não tem nada contra os hispanos — o que, basicamente, são novas ofensas.

Em terras mexicanas, Trump voltou a demonstrar sua arrogância ao justificar sua proposta de que os EUA têm o direito de se defender, como se o México fosse uma nação hostil e que convém manter certa distância.

A figura institucional do presidente do México não merece ser manchada com semelhante companhia, por mais boa vontade e domínio que seja demonstrado. Aliás, o México se chama oficialmente Estados Unidos. Mas isso Trump ainda não sabe.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_