O ‘superantibiótico’ escondido no nariz

Bactéria das fossas nasais elimina vários dos patogênicos mais comuns e resistentes

O Staphylococcus aureus, na imagem batalhando com linfócitos, desenvolveu resistência a vários antibióticos.Vídeo: NIAID / EL PAÍS VÍDEO
Domadores de bactérias
Os micróbios de seu estômago afetam sua saúde mental
Crianças nascidas de cesárea já podem receber bactérias vaginais da mãe

Milhões de pessoas podem se salvar no futuro graças a uma bactéria que vive no nariz. Cientistas alemães descobriram que o microorganismo, o Staphylococcus lugdunensis, produz um antibiótico natural que ataca um amplo grupo de bactérias entre as quais se encontram algumas das mais resistentes aos antibióticos. A descoberta convida a procurar os fármacos do futuro entre as bactérias que povoam o corpo humano.

“Na próxima década, mais pessoas morrerão por resistência aos antibióticos que de câncer”, afirma o microbiologista da Universidade de Tübingen (Alemanha), Andreas Peschel. O uso e abuso dos antibióticos está provocando uma seleção não natural das cepas de bactérias mais resistentes. Uma delas é o estafilococo dourado (Staphylococcus aureus), bactéria a que Peschel dedicou toda sua carreira de pesquisa.

O S. aureus é uma bactéria comensal, vive na pele e mucosas humanas sem prejudicar seu anfitrião. Entretanto, em determinadas condições que debilitam o sistema imune, ela se torna patogênica. Seu grupo principal de vítimas são as pessoas hospitalizadas. Outra de suas particularidades é que, desde meados do século passado, foi-se tornando resistente a um número crescente de antibióticos.

Estima-se que um terço da humanidade foi colonizado pelo estafilococo dourado. Peschel e seus colegas se perguntaram por que 70% da população parece imune a essa bactéria. De acordo com a revista Nature, os cientistas comprovaram que os narizes colonizados pelo S. lugdunensis eram território hostil para o S. aureus. Por algum motivo, a primeira consegue eliminar a segunda.

O 'Séc. lugdunensis' ataca ao estafilococo dourado, a 'E. coli' ou ao estreptococo que provoca a meningitis

Isso foi comprovado primeiro em cultivos. Analisando a ação de cerca de noventa espécies de estafilococos, viram que algumas cepas do S. lugdunensis impediam o crescimento do S. aureus, mas não de outras. Assim procuraram as diferenças entre elas. Encontraram um componente que parecia ser o responsável por essa capacidade bactericida. Chamaram-no lugdunin, ou lugdunina.

A lugdunina inibiu, também em cultivos, o crescimento de várias cepas do S. aureus resistentes a diversos antibióticos. Além disso, eliminou outros patogênicos, como Enterococcus faecalis, Streptococcus pneumoniae (causador de pneumonia, sinusite e até meningite) e a Escherichia coli. Para comprovar sua ação antibacteriana, os pesquisadores aplicaram sobre a pele de ratos um biofilme com o S. aureus para tratá-los depois com lugdunina. Em todos os casos, exceto dois (por possível erro de procedimento), a infecção retrocedeu ou desapareceu por completo.

Pode parecer estranho que a microbiota humana, em um espécie de guerra entre bactérias, produza antibióticos. Mas, como escrevem os microbiologistas norte-americanos Kim Lewis e Philip Strandwitz também na Nature, “a microbiota é formada por mais de mil espécies, muitas das quais competem por espaço e nutrientes e a pressão seletiva para eliminar as bactérias vizinhas é alta”. Um dos mecanismos que algumas parecem ter encontrado é o de criar seus próprios antibióticos.

Ainda vai demorar para que a lugdunina seja testada em humanos e mais ainda para que seja transformada em antibiótico comercial, mas seu descobrimento, além do próprio valor terapêutico, pode ter outro efeito adicional: “Geralmente, os antibióticos são obtidos de bactérias do chão ou cogumelos”, lembra Peschel, “a ideia de que a microflora humana também pode ser uma fonte de agentes antimicrobianos é uma grande descoberta”. Uma descoberta que levará a muitos a ver de outra maneira as bactérias que os humanos carregam.