_
_
_
_
_

Golfista Rory McIlroy desiste da Olimpíada no Rio por medo do zika

Golfe, que volta ao programa olímpico após 112 anos, perde uma de suas maiores estrelas

Rory McIlroy , em um torneio em abril.
Rory McIlroy , em um torneio em abril.JIM WATSON (AFP)

O golfista Rory McIlroy, quatro vezes ganhador de torneios do Grand Slam do seu esporte, anunciou nesta quarta-feira que não competirá na Olimpíada do Rio, em agosto, por medo do zika vírus. “Depois de conversar com o meu pessoal, entendi que minha saúde e a da minha família estão acima de tudo. Mesmo que o risco de contaminação seja baixo, é um risco que não quero assumir”, disse o norte-irlandês, de 27 anos. O golfe volta em 2016 ao programa olímpico após 112 anos de ausência.

Mais informações
Governo socorre Rio de Janeiro para garantir segurança na Olimpíada
Atletismo da Rússia fora dos Jogos do Rio
“Não há razão para deixar de vir às Olimpíadas por causa do zika”, diz ministro do Esporte

A decisão de McIlroy se soma a um debate que envolve alguns esportistas e que veio à tona em um artigo do jogador de basquete espanhol Pau Gasol no EL PAÍS. Alguns dos melhores golfistas do mundo já haviam se mostrado relutantes em viajar ao Rio por causa do vírus, que pode provocar danos neurológicos em fetos. É o caso do fijiano Vijay Singh e do sul-africano Charl Schwartezl.

A polêmica sobre o vírus do zika nos Jogos do Rio cresceu nas últimas semanas. Há alguns dias a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não havia necessidade de modificar as datas ou a sede dos Jogos porque era “muito baixo” o risco de o vírus se propagar de forma maciça durante o evento. Um painel de especialistas da organização concluiu que, como o evento acontece durante o inverno brasileiro, era menos necessário intensificar as medidas de controle do mosquito porque o risco de transmissão era menor.

A conexão entre o zika e a microcefalia foi divulgada no ano passado no Brasil, onde se confirmaram 1.400 casos dessa doença com mães que tinham contraído o vírus.

O golfe volta em 2016 ao programa olímpico após 112 anos de ausência

O britânico Greg Rutherford, campeão olímpico de salto em distância, decidiu congelar esperma antes dos Jogos, algo em que também está pensando Pau Gasol. McIlroy, noivo da norte-americana Erica Stoll, levou algum tempo para amadurecer a decisão de não participar das Olimpíadas do Rio 2016. “Estou confiante de que os irlandeses entenderão minha decisão”, disse o golfista. “O apoio incrível que recebo em cada competição, em casa ou no exterior, significa muito para mim”.

O capitão da equipe irlandesa de golfe, Paul McGinley, disse que entende a decisão do esportista. “Não quero influenciar sua decisão. É uma decisão pessoal que precisa ser discutida com sua família e sua noiva”, afirmou à televisão irlandesa RTE.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_