_
_
_
_
_

Contrato com Barça garante a Neymar salário de 45,9 milhões de euros por cinco temporadas

Portal revela que o jogador recebeu 8,5 milhões de euros apenas por fechar acordo com o clube

Rosell e Neymar, na apresentação do jogador.
Rosell e Neymar, na apresentação do jogador.A. GEA (REUTERS / Cordon Press)

O contrato assinado por Neymar com o Barcelona estipula que o jogador brasileiro deve receber um salário de 45,9 milhões de euros (183,6 milhões de reais) por cinco anos, numa média de 9,18 milhões de euros (36,7 milhões de reais) por temporada.

Mais informações
Neymar é considerado culpado por sonegação e fraude fiscal
Neymar pode ser preso?
Real Madrid incluiu cláusula ‘anti-Barça’ na transferência de Di María

É o que figura na cópia do documento divulgada nesta segunda-feira pelo portal Football Leaks, que revela os detalhes do acordo fechado por ambas as partes no verão de 2013, quando Neymar chegou ao time azul-grená.

O contrato – que inclui a assinatura do próprio Neymar, de seu pai (e agente) e de Sandro Rossell e Josep María Bartomeu – estipula em 5 milhões de euros (20 milhões de reais) o salário fixo do jogador por campanha. Além dessa quantia, Neymar teria um pagamento único de 8,5 milhões de euros (34 milhões de reais) apenas por fechar o acordo com o time espanhol. Também existe uma longa lista de prêmios por seu rendimento, que variam em função dos êxitos esportivos tanto do jogador como do clube.

Por exemplo, Neymar receberia 435.000 euros (1,74 milhão de reais) toda vez que ganhar a Bola de Ouro e 1,062 milhão de euros (4,248 milhões de reais) por cada temporada em que jogar mais de 60% das partidas. O contrato também assegura o pagamento de 637.500 euros (2,55 milhões de reais) sempre que a equipe conseguir se classificar para a Champions League diretamente e outros 425.000 euros (1,7 milhão de reais) se chegar às oitavas. O jogador também embolsa quantias extras toda vez que o time ganha títulos, com um máximo de 1,7 milhão de euros (6,8 milhões de reais) por “tríplete” (Campeonato Espanhol, Champions e Copa do Rei).

Além disso, o contrato determina uma “compensação” de 100.000 euros (400.000 reais) ao ano “pelo direito da equipe técnica de colocar o jogador na posição mais conveniente, convocá-lo ou não, alinhá-lo ou não, ou qualquer outra necessidade esportiva”. Outra cláusula obriga Neymar a “se esforçar ao máximo para se integrar na sociedade catalã, realizando e assumindo os valores culturais, comprometendo-se especialmente com o aprendizado do idioma catalão”.

A cópia do documento vazado hoje, contudo, carece de duas páginas do contrato original. Football Leaks é um portal criado por portugueses que se mantêm no anonimato e defendem o vazamento de documentos confidenciais para favorecer a transparência no futebol, contra os que os acusam de ter tido acesso aos papéis através de ataques informáticos e de tentar chantagear os afetados.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_