_
_
_
_

Como é eleito o presidente da FIFA?

Eleições para o sucessor de Blatter vêm marcadas por escândalos de corrupção

Ladislao J. Moñino
Congresso da FIFA acontece em Zurique.
Congresso da FIFA acontece em Zurique.ENNIO LEANZA (EFE)

Nesta sexta-feira será escolhido o sucessor de Joseph Blatter à frente da FIFA. Após o afastamento por corrupção de Michel Platini, são cinco os candidatos na disputa pela vaga deixada pelo suíço, que também foi suspenso acusado de corrupção após ser reeleito em maio para o quinto mandato. Estas são as chaves para um processo eleitoral histórico.

Mais informações
Grandes times sul-americanos se rebelam contra seus dirigentes
Platini se rende e desiste de presidir a FIFA
A velha CBF resistirá a 2016?

Cinco candidatos

O xeque do Bahrein Salman Bin Ibrahim Al-Khalifa, presidente da Confederação Asiática de Futebol (CAF), e o suíço Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, são os dois grandes favoritos, com vantagem para o primeiro. O sul-africano Tokyo Sexwall, o francês Jerome Champagne e o príncipe jordaniano Ben Ali são os outros três candidatos.

Colégio de 209 votantes, com 207 votos

O presidente é eleito pelo congresso da FIFA a cada quatro anos. Os presidentes das 209 federações nacionais associadas ao órgão reitor do futebol mundial compõem o colégio eleitoral, mas nesta ocasião votarão 207 porque a Indonésia e o Kuwait estão suspensos.

O peso das associações

A Confederação Africana de Futebol é a que possui maior número de votantes (54) porque é a que conta com mais associações nacionais, seguida pela UEFA (53), Ásia (46), Concacaf (35), Oceania (11) e Conmebol (10).

Dois terços no primeiro turno, maioria simples no segundo

Um candidato pode obter a presidência se contar com dois terços dos votos no primeiro turno. Se nenhum dos aspirantes conseguir a vitória no primeiro turno, realiza-se o segundo, em que os menos votados tendem a se retirar e deixar lugar aos dois mais votados da etapa anterior. A presidência é obtida com metade mais um dos votos.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_