_
_
_
_
_

Doodle celebra a primeira demonstração da televisão

Há 90 anos, John Logie Baird conseguiu fazer com que uma imagem de movesse dentro de uma tela

Imagem do doodle criado pelo Google REUTERS-LIVEFoto: reuters_live

A televisão tal como a conhecemos hoje não existiria se não fosse o engenheiro e físico britânico John Logie Baird, que idealizou um sistema capaz de transmitir à distância som, voz e movimento. A primeira demonstração da televisão ocorreu há exatamente 90 anos –em 26 de janeiro de 1926— no apartamento de Baird, onde ele reuniu vários membros da Royal Institution e um jornalista para mostrar sua nova invenção.

Mais informações
Não me ligue, mande mensagem
O inventor do ar-condicionado, venerado quando chega o calor
Deixei de usar o WhatsApp por um mês, e isto é o que aprendi

Depois de vários testes, o engenheiro –que resgatara na elaboração de seu mecanismo um projeto denominado disco de Nipkow, criado por Paul Nipkow em 1884— conseguiu, naquele dia, que fosse exibida em uma tela a cabeça de uma marionete. Com uma definição de 28 linhas e uma frequência de 14 quadros por segundo, essa invenção, conhecida como televisão mecânica, foi utilizada nos anos 20 e 30. No entanto, por não reproduzir imagens com qualidade suficiente, ela foi substituída por uma outra tecnologia, mais moderna, no final dos anos 40.

Embora John Logie Baird tenha sido o responsável pela criação da televisão mecânica, quem se encarregou da primeira transmissão pública foi a rede BBC –na época, rádio BBC. Isso aconteceu três anos depois da primeira demonstração da televisão, experiência realizada no apartamento do britânico, e em horário noturno. Somente a partir de 1936 é que se implementou uma programação regular, com o uso de um sistema elétrico no lugar do mecânico, de 1926.

> Nos acompanhe pelo Twitter e pelo Facebook

>> Assine a newsletter semanal do EL País Brasil

Para celebrar a primeira demonstração da televisão, o Google criou um doodle estático que representa um televisor Plessey, o modelo comercializado nos anos 30. Ao lado do aparelho, formado por dois discos unidos por um eixo, o Google acrescentou o rosto do engenheiro britânico John Logie Baird, o protagonista desta terça-feira.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_