_
_
_
_

Doodle celebra a primeira demonstração da televisão

Há 90 anos, John Logie Baird conseguiu fazer com que uma imagem de movesse dentro de uma tela

Imagem do doodle criado pelo Google REUTERS-LIVEFoto: reuters_live

A televisão tal como a conhecemos hoje não existiria se não fosse o engenheiro e físico britânico John Logie Baird, que idealizou um sistema capaz de transmitir à distância som, voz e movimento. A primeira demonstração da televisão ocorreu há exatamente 90 anos –em 26 de janeiro de 1926— no apartamento de Baird, onde ele reuniu vários membros da Royal Institution e um jornalista para mostrar sua nova invenção.

Mais informações
Não me ligue, mande mensagem
O inventor do ar-condicionado, venerado quando chega o calor
Deixei de usar o WhatsApp por um mês, e isto é o que aprendi

Depois de vários testes, o engenheiro –que resgatara na elaboração de seu mecanismo um projeto denominado disco de Nipkow, criado por Paul Nipkow em 1884— conseguiu, naquele dia, que fosse exibida em uma tela a cabeça de uma marionete. Com uma definição de 28 linhas e uma frequência de 14 quadros por segundo, essa invenção, conhecida como televisão mecânica, foi utilizada nos anos 20 e 30. No entanto, por não reproduzir imagens com qualidade suficiente, ela foi substituída por uma outra tecnologia, mais moderna, no final dos anos 40.

Embora John Logie Baird tenha sido o responsável pela criação da televisão mecânica, quem se encarregou da primeira transmissão pública foi a rede BBC –na época, rádio BBC. Isso aconteceu três anos depois da primeira demonstração da televisão, experiência realizada no apartamento do britânico, e em horário noturno. Somente a partir de 1936 é que se implementou uma programação regular, com o uso de um sistema elétrico no lugar do mecânico, de 1926.

> Nos acompanhe pelo Twitter e pelo Facebook

>> Assine a newsletter semanal do EL País Brasil

Para celebrar a primeira demonstração da televisão, o Google criou um doodle estático que representa um televisor Plessey, o modelo comercializado nos anos 30. Ao lado do aparelho, formado por dois discos unidos por um eixo, o Google acrescentou o rosto do engenheiro britânico John Logie Baird, o protagonista desta terça-feira.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_