Estado Islâmico reduz a escombros mosteiro cristão mais antigo do Iraque

Convento de Santo Elias se soma à longa lista de antiguidades arrasadas pelo jihadismo

Madri -

Fotografias de satélite obtidas pela Associated Press confirmam o que os líderes religiosos e especialistas em antiguidades temiam: o mosteiro cristão mais antigo do Iraque foi reduzido a escombros pelo autodenominado Estado Islâmico (EI).

Acima, fotografia de satélite do convento de Santo Elias tirada em março de 2011. Abaixo, imagem da mesma área obtida neste mês de janeiro.AP

O mosteiro de Santo Elias, em uma colina sobre Mossul, era um lugar de orações havia 1.400 anos, incluindo para as tropas norte-americanas enviadas ao Iraque na última década.

Mais informações
Estado Islâmico destrói o Arco do Triunfo de Palmira, na Síria
A beleza de Palmira
Madaya, cidade síria marcada pela ‘guerra da fome’, recebe alimentos

A Associated Press encarregou uma empresa de imagens por satélite, a DigitalGlobe, de tirar fotografias de alta resolução do lugar, que depois foram comparadas com imagens prévias tomadas em 2011.

O mosteiro de Santo Elias se soma à já longa lista de monumentos e sítios arqueológicos, como os restos da magnífica cidade de Palmira, na Síria, que o Estado Islâmico destruiu por considerá-los heréticos e contrários à sua visão particular do islã.

O convento de Santo Elias, em Mossul, em uma fotografia tomada em 7 de novembro de 2008.Maya Alleruzzo (AP)

Mais informações

Arquivado Em