_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Flexibilidade com o déficit?

O novo Governo deveria ter a oportunidade de negociar um novo programa de estabilidade

A delicada situação da economia europeia e a peculiar fase de crescimento da economia espanhola (o PIB cresce, mas o emprego estável resiste) exige um esforço de clareza na esfera política. Nos últimos dias Bruxelas enviou duas mensagens que são, aparentemente, incompatíveis. Por um lado, sugeriu que a administração Juncker será mais flexível em relação à exigência do déficit público, devido às circunstâncias excepcionais na Alemanha (refugiados) e na França (terrorismo); por outro lado, o presidente do Eurogrupo [instância que reúne ministros de Finanças e outras autoridades da zona do euro], Jeroen Dijsselbloem, acaba de lembrar que a Espanha tem de cumprir sua meta de déficit e que o orçamento de 2016, aprovado sob pressão pela equipe de Rajoy que está de saída, não cumpre as metas de austeridade pactuadas.

Mais informações
PSOE veta negociar com Podemos sem renúncia ao referendo catalão
A ascensão sem limites da prefeita Ada Colau na esquerda espanhola

Talvez seja apenas um mal-entendido, que seria conveniente esclarecer de imediato. Se Juncker e Dijsselbloem não estão na mesma sintonia em relação à flexibilidade orçamentária como forma de promover o crescimento e o emprego, deveriam discutir e resolver suas diferenças e acabar com a brincadeira de policial bom e policial mau. Em benefício do entendimento político e da clareza econômica deveria ser aceito o princípio de que um novo Governo tem direito a apresentar a Bruxelas um novo programa de compromissos que seja mais realista do que o atual. Já se sabe que o Governo espanhol ultrapassou o déficit em 2015 e que não poderá reduzi-lo a 2,8% do PIB neste ano. É melhor negociar realismo do que impor enigmas.

A clareza que cabe pedir a Bruxelas também deve ser pedida na Espanha. Não só o problema da Catalunha aperta; também pressiona a necessidade de um plano real e racional para manter a tranquilidade nos mercados. Quando um país tem um volume de dívida equivalente ao PIB não se pode dar ao luxo de atrasar a formação do Governo e a definição de seus parâmetros de estabilidade.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_