Séries

Sexta temporada de ‘Game of Thrones’ será lançada antes do livro

George R. R. Martin admite que não conseguiu terminar o penúltimo romance da saga Série da HBO se adiantará em abril em relação à obra original

"Vocês queriam uma atualização, e aqui vai. E não vão gostar. Os Ventos de Inverno não está terminado. Acreditem em mim, não me dá prazer algum escrever essas palavras. Ficarão decepcionados, e não estarão sozinhos. Meus editores estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes, editores e tradutores estrangeiros estão decepcionados... mas ninguém poderia estar mais desapontado do que eu. Durante meses eu queria mais do que qualquer outra coisa poder dizer: 'Terminei e entreguei Os Ventos de Inverno", diz o escritor no Livejournal, onde publica regularmente detalhes sobre os progressos realizados no processo de escrita.

Assim, a estreia da sexta temporada de Game of Thrones, em abril, será a única maneira de saber como continuam as tramas e intrigas daqueles quem lutam pelo Trono de Ferro, pelo menos até a publicação do livro, cuja data é desconhecida. A série ganha assim mais um elemento de interesse, mesmo não sendo necessário: a produção já é considerada uma das mais bem-sucedidas da história, apoiada por seus milhões de seguidores e numerosas nomeações para o Emmy e o Globo de Ouro ao longo dos anos.

Mais informações

> Nos acompanhe pelo Twitter e pelo Facebook

Os Ventos de Inverno é o penúltimo romance da coleção As Crônicas de Gelo e Fogo. Na verdade, Martin previa inicialmente que fosse o encerramento da saga, mas decidiu acrescentar mais um volume, Um Sonho de Primavera. Enquanto isso, o escritor também contou aos roteiristas da série o desfecho da história.

Ao longo de sua publicação, o escritor se desculpa várias vezes com os fãs, reconhece ter "falhado" com eles, explica o quão ruim são os prazos de entrega estabelecidos pelos editores e responde –mais ou menos– à pergunta que todos os seus leitores estão se fazendo: "A série terá spoilers sobre os livros?". "Sim e não", diz Martin, que lembra que, afinal, os enredos literário e da televisão tomaram caminhos diferentes em vários aspectos, portanto, não necessariamente o que for visto na sexta temporada será refletido em Os Ventos de Inverno. Apesar das desculpas do autor, centenas de fãs críticos encheram as redes sociais de comentários indignados e ressentidos com Martin.

Na realidade, os anos que Martin normalmente leva para terminar seus livros têm sido uma tortura há algum tempo para seus fãs. O livro anterior, A Dança dos Dragões, foi publicado em 2011 após seis anos de trabalho. Martin esperava acelerar o processo para os dois últimos livros, mas no fim não conseguiu. O autor está escrevendo Os Ventos de Inverno desde 2010.