_
_
_
_

Pistorius é posto em liberdade sob fiança até abril

Condenado pelo homicídio da sua namorada, atleta aguardará a sentença fora da prisão

Oscar Pistorius, ante o tribunal. / POOL (REUTERS)Foto: atlas

O atleta Oscar Pistorius, condenado na quinta-feira passada pelo assassinato da sua namorada, Reeva Steenkamp, aguardará em liberdade, sob fiança equivalente a 2.400 reais, até que a Justiça determine sua sentença, em abril do ano que vem.

A decisão foi tomada nesta terça-feira pelo juiz Aubrey Ledwaba, do Tribunal Superior de Pretória, que aceitou o pedido de liberdade sob fiança apresentado por Pistorius, ao qual a promotoria não se opôs por entender que não há risco de fuga do réu.

Até que a pena seja decidida, o esportista permanecerá na mansão do seu tio Arnold em Pretória, onde ele vive atualmente e de onde só poderá sair entre 7h e 12h, sem nunca se distanciar mais de 20 quilômetros.

Oscar Pistorius deixa o tribunal em Pretória.
Oscar Pistorius deixa o tribunal em Pretória.S. SESHIBEDI (REUTERS)

O advogado do atleta, Barry Roux, anunciou durante a audiência que seu cliente recorrerá ao Tribunal Constitucional tentando anular a condenação por homicídio doloso qualificado por premeditação, que acarreta uma pena mínima de 15 anos de prisão.

Na quinta-feira, Pistorius foi declarado culpado de homicídio premeditado pela Corte Suprema de Apelações, que revogou a sentença de 5 anos de prisão por homicídio simples ditada em outubro do ano passado pelo Tribunal Superior, ao detectar numerosos erros no veredicto daquela corte.

Na sentença anulada na quinta-feira, a juíza Thokozile Masipa havia aceitado a versão dos fatos do acusado – segundo a qual ele alvejou a namorada porque estava em pânico, depois de confundi-la com um invasor – e rejeitado a tese do homicídio qualificado (característica que adquire devido à premeditação do crime).

Pistorius após ouvir a decisão do juiz.
Pistorius após ouvir a decisão do juiz.S. SIBEKO (REUTERS)

Mas o promotor do caso, Gerrie Nel, apresentou recurso à Corte Suprema de Apelações, em 3 de novembro, alegando que a decisão de Masipa estava errada e pedindo que o veredicto de homicídio simples fosse substituído por um de homicídio premeditado.

A Corte Suprema de Apelações deu a razão ao promotor e concluiu que Pistorius quis de fato matar a pessoa que se encontrava atrás da porta do banheiro, o que faria dele culpado por um crime qualificado.

Depois de passar quase um ano atrás das grades, Pistorius saiu da prisão em 20 de outubro, beneficiado pelo seu bom comportamento, e continuou cumprindo a pena por homicídio simples – agora anulada – na mansão do seu tio.

Oscar Pistorius, que tem as duas pernas amputadas desde os 11 meses de idade por causa de um problema genético, se tornou em 2012 o primeiro atleta biamputado a participar de uma Olimpíada ao lado de atletas não deficientes.

O corredor era um ícone mundial de coragem e superação no esporte até que caiu em desgraça por matar a namorada, na madrugada de 14 de fevereiro de 2013, na casa onde morava, em Pretória.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_