_
_
_
_
_

Por que John Travolta parece confuso?

Vincent Vega, personagem de Pulp Fiction, está há dias dentro de um gif procurando algo

John Travolta parece confuso, agoniado e fora de contexto. Nas últimas semanas ele vive em um gif que se tornou viral nas redes sociais. Foi visto meio perdido na avenida Paulista durante uma chuva, no discurso de Dilma Rousseff sobre a abertura do processo de impeachment, ao lado dos Vingadores, em uma animação em preto e branco dentro do famoso vídeo do A-Ha (Take on me) ou saindo de dentro do estômago de um cara como se fosse um alienígena invasivo.

Em que momento começaram a ser compartilhados tantos gifs com a hashtag #ConfusedTravolta (Travolta Confuso)? Segundo o site especializado em conteúdo viral Know your Meme a ideia foi lançada há três anos, mas foi em 6 de novembro passado que ela reviveu graças a um usuário do Imgur que compartilhou uma animação na qual Travolta aparece no meio de um corredor cheio de brinquedos, sob o título: Perguntei à minha filha o que ela queria de Natal, e ela disse: “Uma boneca”. Desde então, mais de 3,9 milhões de pessoas viram a publicação.

A imagem em questão é somente uma versão do gif publicado em 2012 no Imgur e no Reddit que queria expressar graficamente a sensação que sentimos ao sermos o primeiro a chegar a uma festa. Para isso tomou como referência a cena de Pulp Fiction, o filme de Quentin Tarantino, no qual Vincent Vega – personagem interpretado por Travolta – entra na casa de Mia Wallace (Uma Thurman), e começa a procurá-la um pouco desconcertado por só conseguir ouvir a voz dela, sem conseguir encontrá-la.

View pós on imgur.com

"Quando sou o primeiro em chegar a uma festa"

 Poucos dias depois de voltar ao Imgur, o gif da loja de brinquedos conseguiu uma popularidade notável e o próprio usuário compartilhou um tutorial para que todos possam fazer sua própria versão. “Travolta Confuso” se tornou, assim, algo que parece não ter limites: procurando Wally, Nemo, ou na sala de troféus de times que nunca foram campeões. Quando vai se esgotar o viral? Travolta não sabe, não responde, apenas olha para os lados, confuso.

Algumas marcas e artistas também se juntaram à febre:

No Brasil, o meme ganhou duas versões políticas. A primeira delas após o senador José Serra (PSDB) reclamar em seu Facebook que, no último domingo, havia passado pela avenida Paulista, que neste dia se torna uma via fechada, para lazer, e que ninguém estava frequentando o local. O senador reclamou que a iniciativa, do prefeito Fernando Haddad (PT) gerava trânsito no entorno. O post logo foi tomado por comentários que apontavam que naquele domingo havia chovido muito. E o John Travolta entrou em ação:

Logo depois, o ator de Pulp Fiction também foi colocado, todo confuso, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, que discursava logo após saber que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, havia decidido aceitar o pedido de abertura de impeachment contra ela:

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_