Esqueça o ‘fav’: o Twitter troca a estrela pelo coração

Descontentamento generalizado: o favorito servia, entre outras coisas, para encerrar conversas

Tudo o que você marcou como favorito (com o símbolo da estrela) no Twitter passou a ser, desde terça-feira, marcado como curtir.

Mais informações

A estrela foi substituída pelo coração, tanto no Twitter como no Vine. Se a antiga marcação servia para guardar conteúdos para ler mais tarde, finalizar uma conversa, mostrar a um usuário que sua publicação foi visualizada e quaisquer significados que o usuário quisesse atribuir (fav e retuitar não significa apoio, muitos usuários colocam na descrição de seu perfil), o Twitter explica os significados atribuídos ao coração a partir de agora: sim, felicidades, LOL (risadas), adorável, seja forte, abraços, uau, assombro e cumprimento. “Não tenha medo de mostrar como se sente”, dizem.

“A atualização será visível a partir de terça-feira no Twitter para iOS e Android, no twitter.com, TweetDeck, Twitter para Windows 10 e nos tuites na Internet, assim como no aplicativo e no site do Vine para Android. Logo também estará disponível em Vine para iOS e Twitter para Mac”, segundo informações da empresa. O coração já era utilizado no Periscope. E agora se chama curtir, igual ao Facebook (essa rede social disponibiliza, há algumas semanas, corações e outros emojis além do famoso polegar).

O objetivo da empresa, segundo explicações no blog oficial, é que a rede social seja mais fácil de usar: “Sabíamos que a estrela podia ser confusa, especialmente para os recém-chegados”. Têm certa razão: o fav às vezes era um curtir, um guardar para depois e até mesmo um fim de conversa, obrigado. Segundo o Twitter, o coração é mais claro e mais universal.

Além disso, quando o coração é marcado aparece uma animação. Essa é sua sequência:

Nem todo mundo está de acordo e FAVs se transformou em trending topic em menos de uma hora:

Esse gráfico publicado pelo The Washington Post em 2014 mostra que fav não significa a mesma coisa para todos os usuários:

De modo que aproveitando as pesquisas, outra das recentes novidades do Twitter, é o momento de votar:

Mais informações