_
_
_
_
_

Instagram já não é quadrado

Rede social permite postar vídeos retangulares e fotografias na vertical e horizontal Trailer do 'Star Wars' estreia no novo formato

Vídeo: el país-live!

Servir a comunidade sem perder a essência: esse é o grande desafio enfrentado pelo Instagram. O aplicativo de propriedade do Facebook possui mais de 300 milhões de usuários, que, tão logo desembarcam, constatam que a vida é mais bonita se for vista através de um quadrado e com o uso de filtros. Começaram somente no iPhone, e os usuários se sentiam especiais. A explosão, que para muitos representou traição, chegou ao abrir as portas ao Android, a plataforma dominante nos celulares.

Mais informações
Instagram proíbe ‘hashtag curvy’
O ocaso dos 140 caracteres
Muito Facebook – e pouca concentração?
A entrada na adolescência, versão digital

Em junho de 2013, a empresa deu um passo a mais incluindo vídeo, também quadrado, com a mesma largura a comprimento, e 15 segundos de duração.

A última atualização do aplicativo muda essa decisão que vinha sendo sua marca de identidade. Na sequência, já a partir de hoje, poderão ser postados vídeos panorâmicos, no habitual formato audiovisual, 16:9, e fotografias tanto retangulares como verticais. A conta do Star Wars foi uma das primeiras e estrear no formato, com um novo vídeo inédito.

Imagem retangular em Instagram.
Imagem retangular em Instagram.

No Instagram insistem em que o quadrado continua sendo parte de seu DNA, mas também que eram muitos os que buscavam mudar a norma. Segundo seus cálculos, 20% do conteúdo baixado não era quadrado, mas usava outro aplicativo ou colocava áreas brancas nas laterais para não deixar amigos de fora da selfie ou sair sem o modelito do dia dos pés à cabeça. De fato, uma das hashtags mais populares dessa rede social é #outfitoftheday na qual se mostra o conjunto escolhido para o dia. É usada tanto por famosos como por caçadores de tendências e artistas.

Não é a primeira vez que o Instagram tenta frear a adoção de aplicativos de terceiros para modificar os resultados na sua página. O Hyperlapse, um aplicativo pensado para gravar em maior velocidade em vídeo, ia nessa linha. Acreditam que agora será ainda mais usado. Já faz meio ano que é possível postar várias miniaturas de fotografias diferentes e criar uma composição em uma só imagem.

Depois que é feita a atualização no celular, bastará escolher uma foto ou vídeo que queiramos postar no aplicativo. Em seguida, aparecerá um ícone para que possamos decidir se a foto é vertical ou retangular, no lugar do tradicional quadrado. Assim que a imagem é escolhida, será vista como uma mais no fluxo do Instagram, sem cortes.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_