_
_
_
_
_

Dúvidas sobre a China afundam as cotações das moedas emergentes

Principal índice mundial de matérias-primas se situa no mínimo de 24 anos

Ignacio Fariza
Notas de dólares norte-americanos e de reais brasileiros.
Notas de dólares norte-americanos e de reais brasileiros.

Os mercados mundiais de divisas e de matérias-primas não acreditam no discurso tranquilizador das autoridades chinesas. O desabamento das Bolsas do país asiático, o temor de que essa fragilidade indique um problema real na sala das máquinas da segunda maior economia do planeta –com as implicações que isso teria para o restante do mundo – e a mais que provável elevação das taxas de juros nos Estados Unidos levaram as principais moedas dos países emergentes a caírem para os menores valores nas últimas décadas.

O real brasileiro chegou a seu nível mais baixo em 12 anos em relação ao dólar norte-americano. O peso colombiano caiu a mínimos de 12 anos e o rand sul-africano, a rupia indiana e o peso mexicano estão em mínimos históricos. Apesar da forte proteção do Banco Central da Rússia, que se esforçou para tentar frear a sangria de sua divisa com reiteradas reduções de taxas, o rublo se situou ontem perto dos mínimos de finais de 2014, em plena crise ucraniana.

Mais informações
Bolsas chinesas fecham com perdas, apesar da intervenção do Governo
Cotação do dólar dispara e fecha a 3,29 reais, maior valor desde março
Crise chinesa leva as matérias-primas aos menores preços em 13 anos
O ouro, um caso diferente: valor refúgio influenciado pelos juros

O principal motivo por trás dessas desvalorizações é a queda no preço das matérias-primas, que prosseguem em sua tendência de baixa, iniciada há mais de um ano. Depois do desabamento dos principais índices chineses, o Bloomberg Commodity Index, que compila a evolução de 22 produtos representativos, entre os quais o ouro, o gás natural, o petróleo, o milho, o cobre, a soja, a prata e a cana de açúcar, caiu na primeira hora desta terça-feira para mínimos de 24 anos, retrocedendo praticamente até o nível registrado quando começou a operar, em janeiro de 1991. A queda é especialmente patente no caso do petróleo: o brent, o produto de referência na Europa, chegou a baixar nesta terça-feira até 53 dólares por barril, níveis mínimos desde o princípio do ano.

Nicholas J. Johnson, vice-presidente e encarregado da área de matérias-primas da empresa de investimentos norte-americana Pimco, atribui a desvalorização das divisas emergentes e das matérias-primas a uma combinação de fatores: a preocupação pela “fraca” demanda chinesa, “agravada pelos recentes desabamentos das bolsas”; o fortalecimento do dólar e a quase certa elevação das taxas de juros nos EUA e Reino Unido, que tanto o Federal Reserve como o Banco da Inglaterra deixaram entrever nas últimas semanas e que o consenso dos analistas dão por praticamente certo para setembro.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_