_
_
_
_
_

Como o criador de ‘The Walking Dead’ imagina o final da série

Kirkman começa a pensar em desenlace com mensagem de esperança para a humanidade

Vídeo: AMC
Eneko Ruiz Jiménez

The Walking Dead está muito longe de terminar. Em outubro, estreia a sexta temporada na TV e, até lá, a série de quadrinhos de mesmo nome terá superado 130 números. Os níveis de audiência estão mais altos do que nunca, e os quadrinhos estão sempre entre os mais vendidos no segmento independente. Mas, leve o tempo que levar, Robert Kirkman, que vem criando as histórias de Rick Grimes e companhia por quase 15 anos, já começou a pensar num final, e este poderia ser mais amigável do que o espectador imagina.

"É uma história de esperança sobre a humanidade superando esta insuperável situação apocalíptica... Mas vai levar muito tempo", disse o roteirista nesta semana em entrevista ao podcast WTF, apresentado pelo comediante norte-americano Marc Maron.

"É óbvio que é muito popular e a rede AMC pode querer que chegássemos a 50 temporadas, mas tem de haver um ponto final." E o problema zumbi então será resolvido? "Possivelmente. Espero que quando terminem possam dizer "menos mal que demos um jeito neles".

Mais informações
“Game of Thrones” encabeça as indicações para os prêmios Emmy
Zumbis se aliam a super-heróis
São morais as séries de televisão?
Teorias conspiratórias que o farão ver a televisão com outros olhos

Kirkman e o desenhista Tony Moore criaram a série precisamente para dar uma resposta a todos aqueles filmes clássicos do cineasta George A. Romero e Lucio Fulci, onde tudo ficava sem solução. "No final de cada filme, nos deparávamos com a situação de 'o mundo está cheio de zumbis, não tenho mais tempo, até a próxima!", disse o roteirista em uma longa entrevista sobre sua carreira e aspirações. "Todos estavam mortos ou caminhavam em direção ao amanhecer. Queria saber o que acontecia depois. Como encontram comida e abrigo, como você protege seus entes queridos e durante anos enfrenta a queda da civilização, como isso te afeta... Alguns se tornam fortes, outros fracos e outros loucos." Isso é o que o levou a criar algo diferente. O veterano Romero, que também prepara a adaptação de seus quadrinhos de mortos-vivos e vampiros Empire of the Dead, descreveu a série como "um dramalhão com um zumbi ocasional".

"É o filme de zumbi que nunca acaba." O famoso roteirista reconhece, porém, que tudo é improvisado e mudado de quadrinho a quadrinho, de temporada a temporada. Alguns personagens estão mortos em uma versão, mas vivem na outra. Algumas situações e personagens são exclusivos e, outras vezes, muito sombrios, não são adaptáveis. Tudo funciona como um efeito borboleta que sacudirá o final em ambas as versões. "As pessoas dizem que é muito sombria, mas eu a vejo do início ao fim e a vejo como uma história de esperança", destaca.

A sexta temporada alcançou finalmente o mesmo momento dos quadrinhos —o número 75—, quando começou a ser exibida a primeira temporada

Por enquanto, porém, Kirkman, que é produtor e roteirista da série, planeja superar 300 números nos quadrinhos, mas promete que se continuar se divertindo não vai parar por aí. "Mas se começar a me entediar, vou parar antes", afirma. O produtor-executivo e show-runner Dave Alpert, por sua vez, disse que a equipe tem até a décima segunda temporada mapeada. Ainda há muito material para ser adaptado dos quadrinhos mensais, embora nas páginas a situação também não seja muito otimista (talvez até menos). A sexta temporada, agora ambientada em uma cidade idílica, alcançou finalmente o mesmo momento dos quadrinhos —o número 75—, quando começou a ser exibida a primeira temporada.

A temporada será, além disso, especialmente chave para a produção, uma vez que a mesma equipe lançou o spin-off Fear The Walking Dead, uma história original que conta o início da invasão zumbi em Los Angeles. Kirkman não descarta sequer mudar seu alvo para outros países: "Provavelmente acabemos explorando isso, mas para mim tudo é sobre o [lado] pessoal, buscar água, construir um portão. Quando você aumenta a coisa, fica menos interessante”. Mas se a nova série funcionar... "talvez possamos ver The Walking Dead: China", brinca.

Por enquanto, o roteirista —cuja participação em Homem Formiga inspirou em parte o filme da Marvel que foi lançado no Brasil em 16 de julho e que colabora com o roteiro de Transformers 5— também estreia nesta temporada a série Outcast no Cinemax, uma adaptação de seus quadrinhos sobre exorcismos, demônios e o fim do mundo. "Mostramos o piloto e quando acabou pensei: ‘tinham de ter me parado, cruzei uma linha, há muita violência", antecipa. "Também não gostava do final dos filmes de exorcismo. Livravam o corpo do demônio e não continuavam investigando para ver de onde vinha e acabar com sua origem."

A nova série de Robert Kirkman, Outcast.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_