_
_
_
_
_

Acidente com avião militar na Indonésia deixa pelo menos 55 mortos

Piloto tinha pedido permissão para retornar à base pouco depois de decolar

Acidente de um avião militar na Indonésia.Foto: AGENCIA_DESCONOCIDA | Vídeo: AP | REUTERS LIVE

Um avião militar indonésio caiu em uma área residencial da cidade de Medan, situada no norte da ilha de Sumatra, pouco depois de decolar. Na queda, a aeronave Hércules C-130 atingiu várias casas e um hotel. O acidente provocou a morte de pelo menos 55 pessoas, segundo informou o chefe do Estado Maior da Aeronáutica indonésia, Agus Supriatna, ao canal Metro TV. Mas o número de vítimas deve aumentar, pois ainda segundo o militar, estima-se que 100 pessoas estavam a bordo e “parece que não há sobreviventes”.

Mais informações
Mulher e bebê sobrevivem na selva após acidente aéreo na Colômbia
Paraquedista é resgatado em pleno ar na Inglaterra

As imagens de televisão mostram uma densa coluna de fumaça subindo entre as numerosas casas e hotéis da zona, enquanto dezenas de pessoas se aglomeram em torno dos destroços e as equipes de resgate tentam chegar aos edifícios próximos, que ficaram seriamente danificados.

O local do acidente está a apenas cinco quilômetros da base aérea do aeroporto Polonia, de onde o avião decolou. As equipes de resgate temem que o número de mortos continue crescendo porque a queda foi em área populosa. “(O avião) sobrevoou duas vezes, voava muito baixo. Na terceira, chocou-se contra o telhado do hotel e explodiu imediatamente”, explicou a recepcionista de um hotel à Reuters. Os corpos, resgatados tanto dos destroços do avião como dos edifícios vizinhos, estão sendo transportados a hospitais próximos e ainda não foram identificados.

As causas do acidente aéreo ainda são desconhecidas, mas as primeiras investigações apontam para uma falha técnica. Supriatna explicou à Metro TV que o piloto pediu para voltar à base devido a um “problema no motor” pouco antes do acidente. Segundo ele, o Hércules, construído nos Estados Unidos e entregue ao Exército indonésio em 1964, tinha passado pelas últimas revisões sem que se detectasse qualquer anomalia.

A Indonésia sofreu 10 acidentes relacionados a aeronaves militares durante a última década. Em abril passado, um avião de combate F-16 se incendiou pouco antes de decolar. Um mês antes, dois aparelhos da Força Aérea que realizavam acrobacias durante exercícios de voo também caíram. Em ambos os acidentes, os pilotos conseguiram escapar e sofreram ferimentos leves. O presidente indonésio, Joko Widodo, prometeu dobrar o gasto militar para 15 bilhões de dólares (45 bilhões de reais) em 2020 com o objetivo de modernizar parte da frota aeronáutica.

Medan já tinha registrado outro acidente aéreo grave, mas com um avião comercial. Em setembro de 2005, 143 pessoas morreram na queda de um Boeing 737 da empresa Mandala Airlines pouco depois da decolagem.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_