Grécia impõe restrições para saque; bancos e Bolsa fecham nesta segunda
Entre as medidas adicionais está o limite de 200 euros por pessoa para saque Tsipras assegura que salários, aposentadorias e a poupança dos gregos estão garantidos
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou a imposição de um controle de capital com duras restrições para sacar dinheiro dos bancos, que fecharão nesta segunda-feira. Também divulgou uma mensagem tranquilizadora, na qual assegura que as aposentadorias, os salários e a poupança dos gregos estão garantidos.
O Conselho de Estabilidade Financeira, reunido neste domingo em Atenas sob o comando do ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, e com a participação dos presidentes do Banco Central, Yanis Stournaras, e da União de Bancos da Grécia, Luka Katselli, decidiu fechar temporariamente os bancos a partir desta segunda-feira – por um período que oscilará entre dois dias e uma semana, segundo diferentes fontes – para evitar o colapso financeiro depois da convocação, pelo Governo, de um referendo, e principalmente do anúncio do Banco Central Europeu (BCE) de que não aumentará a linha de crédito de emergência para a Grécia.
Além dos bancos, a Bolsa de Atenas também não abrirá as portas nesta segunda-feira – um fechamento que pode igualmente se estender por uma semana –, como parte de uma série de medidas de exceção decididas pelo Conselho, que incluem o limite de 200 euros (700 reais) por pessoa para a retirada de dinheiro em caixas eletrônicos, segundo várias fontes citadas por emissoras de TV.
Horas antes da confirmação do fechamento dos bancos, declarações nesse sentido feitas por Varoufakis à rede britânica BBC já haviam feito a população voltar às ruas no meio-dia deste domingo – depois de um retorno temporário da calma quando a União de Bancos da Grécia determinou, na tarde de sábado, que fossem reabastecidos com fundos todos os caixas eletrônicos que tinham ficado sem dinheiro.
A iminência de uma segunda-feira trágica e as mensagens do Banco Central Europeu fizeram com que ficassem repletas de filas algumas áreas de Atenas que até então não haviam sucumbido ao nervosismo, como a praça central de Syntagma, o marco zero da cidade. Desde a tarde de sábado é bem visível a mobilização da polícia em torno de vários caixas, para evitar aglomerações e garantir a segurança dos clientes. Apenas durante o sábado saíram da Grécia cerca de 400 milhões de euros (quase 1,4 bilhão de reais).
Reações
Os líderes da França e da Alemanha convocaram reuniões de emergência. A chefe do Governo alemão, Angela Merkel, vai se reunir nesta segunda-feira com os líderes dos demais partidos para avaliar a situação. Por sua vez, o presidente francês, François Hollande, convocou para as 9h desta segunda-feira uma reunião de emergência do Conselho de Ministros para discutir a situação na Grécia após a ruptura das negociações para a prorrogação do resgate econômico.
Por enquanto, a Grécia continua conectada às linhas de crédito de emergência do Banco Central Europeu. A decisão de manter o nível atual de ajuda foi tomada neste domingo em uma reunião por teleconferência dos presidentes dos bancos centrais da zona do euro. O chefe do BCE, Mario Draghi, removeu assim uma das grandes incógnitas que pairavam sobre o sistema bancário grego, informa Claudi Pérez.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.