Ataque à liberdade de imprensa
O regime chavista proíbe a saída da Venezuela de 22 diretores de meios de comunicação
A proibição de que 22 diretores de meios de comunicação saiam da Venezuela, entre os quais os responsáveis por El Nacional, Tal Cual e La Patilla, faz parte do rosário de agressões contra a liberdade de expressão e de intimidações contra os jornalistas, adotado pelo regime de Nicolás Maduro como uma de suas principais estratégias.
As constantes ameaças do presidente e seus colaboradores contra jornalistas e meios que se atrevam a criticar os desvios de um regime que está mergulhando a Venezuela na miséria tornam pouco crível que a decisão adotada por um tribunal de Caracas seja fruto de reflexão independente de um poder Executivo que invadiu todas as esferas da vida pública venezuelana, o mesmo que decide a prisão injustificada e indefinida de opositores ou o racionamento de alimentos.
A decisão atenta contra as diretrizes da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que estabelece que não comete delito quem reproduz informação de terceiros. Os meios de comunicação perseguidos reproduziram uma informação do diário ABC que vinculava Diosdado Cabello, presidente da Assembleia, com o tráfico de drogas. Como se não bastasse, os 22 acusados nem sequer foram chamados diante do juiz, prescindindo de qualquer vislumbre de direito de defesa.
Maduro sabe de sobra que matando o mensageiro não se elimina a mensagem. A Venezuela vive uma situação desastrosa. Perseguir os jornalistas não é a solução.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.