_
_
_
_
O acento
El acento
Texto no qual or author defends ideias e chega a conclusões is based on its interpretação dos fatos ou dado

‘Ménage à trois’

Espetacular batalha entre um pai enfurecido, uma filha decidida e uma neta ambiciosa. Os três, radicais da extrema direita

MARCOS BALFAGÓN

Os dirigentes da extrema direita francesa precisaram de três horas de reunião para se atrever a votar. Estavam decidindo, nem mais nem menos, sobre a suspensão do patriarca Jean-Marie Le Pen, que fundou o partido em 1972; a supressão de sua presidência de honra e humilhá-lo depois de ter representado o papel de ogro da política francesa (e europeia). Como se fosse pouco, é o pai da atual líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, e também avô de Marion Maréchal-Le Pen, a mais jovem das estrelas em ascensão no firmamento da extrema direita, próximo ao fundador da dinastia.

Mais informações
Ultradireitista Le Pen é suspenso na França por comentários filonazistas
Sarkozy ressuscitado
Partido de Nicolas Sarkozy freia Le Pen nas eleições locais francesas
A ultradireita triunfa na primeira eleição após atentados na França

Falam de luta de correntes internas, cada uma das quais teria se vinculado a um membro da família Le Pen como elemento de legitimidade. Mas é evidente que o envio do caudilho ao ostracismo responde à vontade de Le Pen (filha) para dissociar o partido da imagem de seu progenitor, simpatizante do nazismo e antissemita, que não para de insistir que as câmaras de gás só foram “um detalhe” da história.

Com o crescimento das intenções de voto, Marine Le Pen não quer perder a oportunidade. A gota que fez o copo transbordar foi a manifestação de 1º de maio, que incluiu agressões a jornalistas e a aparição de Jean-Marie Le Pen em primeiro plano no palco quando ele tinha sido convidado a não participar. Agora que a direita de Nicolas Sarkozy encontra-se em dificuldades, e depois do desgaste do Partido Socialista no poder, Marine Le Pen vê a ocasião de aparecer como a dirigente que rompe com a herança recebida, matando o próprio pai para tentar demonstrar sua audácia na hora de tomar decisões difíceis.

Do ménage à trois entre os Le Pen saem um pai enfurecido, uma filha decidida a mandar e uma neta que se apoia no avô como mostra de desconfiança em relação à presidenta do partido. Certo, não se trata de um trio que realiza uma relação privada quando dois de seus componentes já estão cansados de se relacionar bilateralmente.

O ménage à trois dos Le Pen interessa muito ao público: se depois de tantos anos temendo as forças escuras, a ultradireita depende de uma briga familiar, talvez o bicho-papão não seja tão feio como dizem.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_