_
_
_
_

Ativista ‘ataca’ presidente do BCE durante entrevista coletiva

Uma mulher invade o recinto e atira papéis em Mario Draghi, que precisou deixar a sala

Ativista protesta contra Mario Draghi.Foto: reuters_live | Vídeo: Reuters-LIVE! / AFP
Claudi Pérez

Talvez nunca tenha sido tão perigoso o trabalho de um banqueiro central. Uma ativista interrompeu a fala do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, no início de uma entrevista coletiva após a reunião do Conselho diretor do BCE. A jovem conseguiu driblar as rigorosas medidas de segurança da nova sede do banco, um arranha-céu situado na periferia de Frankfurt, ao grito de "acabem com a ditadura do BCE".

Mais informações
O ataque a Mario Draghi, em espanhol
Protesto contra nova sede do BC Europeu termina com 350 presos
Plano de estímulo do Banco Central Europeu faz o ‘spread’ virar pó

Em suas duas últimas visitas a outros países, o conselho de governo do BCE também se deparou com manifestações, tanto em Nápoles (Itália) como em Nicósia (Chipre). Já em janeiro, uma manifestação em frente ao BCE acabou em confusão e dezenas de detidos em Frankfurt. Mas desta vez os ativistas foram mais longe e deram um enorme susto ao banqueiro central, que minutos depois retomou a coletiva de imprensa sem parecer afetado pelo incidente.

A ativista conseguiu subir na mesa de Draghi e lançar várias papéis, nos quais ameaça ao BCE, "master do universo", por "impor aos cidadãos uma narrativa insana e lhes tirar a dignidade para vender aos bancos".

A jovem se limitou a agitar os braços e a repetir uma e outra vez "acabem com a ditadura do BCE", até ser interrompida pelos seguranças do banco em apenas uns segundos. Mas em seus papéis deixou uma ameaça para Draghi: "Hoje sou só uma borboleta te mandando uma mensagem, mas se assuste, voltaremos".

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_