_
_
_
_
_

Hillary Clinton anuncia no fim de semana sua candidatura à presidência

Ex-primeira-dama quer ser a indicada dos Democratas para a eleição de 2016 nos EUA

Hillary Clinton, na ONU, em 10 de março.
Hillary Clinton, na ONU, em 10 de março.MIKE SEGAR (REUTERS)

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton anunciará no fim de semana sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, segundo diversos relatos publicados na sexta-feira na imprensa norte-americana. O jornal The New York Daily News informou que a ex-primeira-dama – que já foi frustrada na sua primeira candidatura presidencial, em 2008 – fará o anúncio no domingo, em vídeo a ser divulgado nas redes sociais.

Mais informações
Rand Paul coloca o conservadorismo libertário na luta pela Casa Branca
Hillary Clinton mira a Casa Branca
Direitista Ted Cruz abre a corrida pela sucessão de Barack Obama
Aspirantes à presidência dos EUA colocam suas estratégias à prova
A esquerda democrata desafia a pré-candidata Hillary Clinton

O site Business Insider anunciou que o anúncio ocorrerá em breve, mas não especificou se será no sábado ou no domingo. Já o jornal britânico The Guardian disse, citando fontes próximas à campanha, que o anúncio será feito no domingo, durante a viagem de Clinton ao Estado de Iowa, primeiro via Twitter, e depois com um vídeo e por email. O uso das redes sociais para lançar a candidatura, informa a agência Reuters, é parte de um esforço para atrair o eleitorado jovem. Uma das chaves da vitória de Barack Obama na disputa presidencial de 2008 – justamente quando derrotou Hillary no processo interno do Partido Democrata – foi o uso das redes sociais e da comunicação dirigida ao eleitor mais jovem.

A candidatura de Hillary Clinton, que deixou o Departamento de Estado em fevereiro de 2013, há meses já era tida como certa nos círculos políticos e jornalísticos dos EUA, mas ainda se espera a apresentação formal. Nos últimos meses, a também ex-senadora sofreu um forte revés com a revelação de que, enquanto era secretária de Estado, manteve uma conta de e-mail particular na qual tratava de assuntos de interesse público. Ela mesma pediu que o conteúdo das mensagens fosse divulgado.

O The New York Daily News foi além e assegurou que Clinton iniciará sua campanha com pequenos atos nos Estados de Iowa e New Hampshire, onde habitualmente ocorrem as primeiras eleições primárias e caucus (assembleias eleitorais) para definir os candidatos de cada partido à Casa Branca. Clinton larga como favorita entre os democratas, praticamente sem nenhum rival capaz de lhe fazer sombra.

Enquanto isso, no Partido Republicano, a situação é muito menos clara, com dezenas de possíveis aspirantes, embora apenas dois, Ted Cruz e Rand Paul, tenham oficializado suas candidaturas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_