TRAGÉDIA AÉREA

Como é um A320

O avião que caiu tinha entrado em serviço em 1990

Um A320 da companhia alemã Germanwings.
Um A320 da companhia alemã Germanwings.

O avião que caiu nesta terça-feira nos Alpes franceses é um Airbus 320, um avião comercial desenvolvido pela Airbus que tem capacidade para 150 passageiros em uma estrutura de duas classes ou para até 180 com assentos de alta densidade, segundo o site da empresa.

O A320 é o avião mais popular da família do mesmo nome, que também inclui o A319, o A318 e o A321. O fabricante do aparelho é o consórcio europeu Airbus, que produziu 4.700 aparelhos do mesmo modelo que caiu. O A320 é usado maciçamente em todo o mundo tanto por companhias aéreas tradicionais quanto pelas de baixo custo, por ser um aparelho muito versátil, ideal para voos de curta e média distância. Sua autonomia de voo é de 5.900 quilômetros.

Mais informações

De acordo com o site especializado Flightradar24, o número de matrícula do avião que caiu era D-AIPX. Era um aparelho construído em 1990 e que entrou em serviço em 1991. Antes de integrar a frota da Germanwings, tinha voado com as cores da Lufthansa.

O último acidente importante com um A320 foi o do último 28 de dezembro na Indonésia, onde um avião da AirAsia despencou no mar de Java, entre as ilhas de Belitung e Bornéu. Morreram 162 pessoas, todas as que estavam a bordo.

Em 2008, um A320 da XL Airwys caiu no mar Mediterrâneo ao largo de Perpignan (sul da França), com sete pessoas a bordo, todas funcionárias técnicas da empresa. Não houve sobreviventes.

No EL PAÍS, dezenas de jornalistas trabalham para levar a você as informações apuradas com mais cuidado e para cumprir sua missão de serviço público. Se quiser apoiar nosso jornalismo e ter acesso ilimitado, pode fazê-lo aqui por 1 euro no primeiro mês e 10 euros a partir do mês seguinte, sem compromisso de permanência.

Inscreva-se

O mais visto em ...

Top 50