72ª EDIÇÃO DO PRÊMIO GLOBO DE OURO

‘The Affair’, ‘Fargo’ e ‘Transparent’, vencedoras do Globo de Ouro

Muitas novidades entre as séries premiadas em 2014

A equipe de 'Transparent', com dois Globos de Ouro.
A equipe de 'Transparent', com dois Globos de Ouro.PAUL BUCK (EFE)

As coisas estão mudando no mundo das séries, e o Globo de Ouro deixou isso bem claro. Títulos produzidos por plataformas online como Netflix (House of Cards) e Amazon Prime (Transparent) tiveram reconhecimento, na forma de três estatuetas. Além disso, a grande maioria das séries premiadas estreou em 2014. Apenas Downton Abbey e House of Cards foram lançadas em anos anteriores. E a rede norte-americana CW ganhou o primeiro Globo de Ouro de sua história. Esse prêmio gosta de inovar e de dar reconhecimento às novidades, o que deixou patente em sua 72ª edição.

Mais informações

E também gosta de surpreender. Duas das séries marcadas com a etiqueta de favoritas da noite, True Detective e The Good Wife, saíram de mãos vazias, e houve várias surpresas, em especial nas categorias de drama. Uma das estreias do ano, The Affair (ainda não estreou no Brasil), virou a mesa e alcançou o prêmio de melhor série dramática de 2014 em sua primeira temporada, desbancando veteranas como The Good Wife, House of Cards, Game of Thrones e Downton Abbey. Além disso, sua protagonista feminina, Ruth Wilson, levou o prêmio por sua interpretação numa série que narra a história de uma infidelidade (e suas consequências e tudo que a rodeia) sob o ponto de vista dos envolvidos.

Enquanto isso, Kevin Spacey ganhou seu primeiro Globo de Ouro, por seu papel como Frank Underwood no drama político House of Cards (Netflix). A britânica Joanne Froggatt recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu papel na quarta temporada de Downton Abbey, série que apesar do passar do tempo continua nas graças do público e da crítica nos Estados Unidos.

Muitas novidades também nas categorias de comédia. Transparent, que largou como favorita da noite, foi confirmada com o prêmio de melhor série de comédia (embora, por exatidão, devesse ser classificada como tragicomédia), desbancando Girls, Jane the Virgin, Orange is the New Black e Silicon Valley. Jeffrey Tambor, protagonista de Transparent, foi buscar o prêmio por seu papel de transexual nessa ficção produzida pela Amazon.

Gina Rodriguez foi premiada como melhor atriz de comédia por seu papel de Jane Gloriana Villanueva em Jane the Virgin, comédia que parodia as telenovelas clássicas. Em sua primeira indicação, Gina Rodriguez bateu Lena Dunham, Edie Falco, Julia Louis-Dreyfus e Taylor Schilling.

Nas categorias de minissérie ou filme para TV houve um dos duelos mais aguardados da noite: True Detective X Fargo. Um foi um dos fenômenos televisivos de 2014. A outra, uma surpreendente adaptação para a tela pequena do universo do filem dos irmãos Coen. Foi ela que venceu o duelo, com o prêmio de melhor minissérie, além de ter Billy Bob Thornton como melhor ator, por sua interpretação do assassino Loren Malvo.

Maggie Gyllenhaal venceu por seu papel na minissérie The Honourable Woman, triler de espionagem que tem o conflito árabe-israelense como pano de fundo. No campo da interpretação, Matt Bomer também teve seu trabalho reconhecido por seu trabalho no filme da HBO The Normal Heart.