Venezuela entra no Conselho de Segurança da ONU
Caracas concorreu sozinha no grupo integrado pelos países da América Latina e Caribe
A Venezuela ocupará a partir do começo do ano que vem, até o final de 2016, uma das cadeiras rotativas vagas no Conselho de segurança das Nações Unidas. Sua candidatura obteve o apoio de 181 membros na primeira rodada de votações. Precisava de 129 aprovações para que pudesse conseguir o intento. É a quinta vez que o país latino-americano estará presente no órgão das Nações Unidas que vela pela paz e segurança mundial.
Caracas concorreu sozinha no grupo integrado pelos países da América Latina e Caribe. Em julho, a candidatura já tinha o consenso de sua região e no começo da votação no plenário da Assembleia Geral já se comprovou que conseguiria a vaga. Dos dez postos rotativos do Conselho, cinco foram eleitos na quinta-feira. Na primeira rodada foram eleitas também Angola, Malásia e Nova Zelândia. A Espanha passou para a segunda rodada para disputar uma cadeira com a Turquia.
A Venezuela ocupará, a partir de 1º de janeiro, o posto que a Argentina deixa vago. Já representou a região nos biênios de 1962-1963, 1977-1978, 1986-1987 e 1992-1993. Tentou novamente em 2006, mas os Estados Unidos acabaram com suas chances, elegendo o Panamá. Os EUA ocupam um assento permanente com direito a veto, como a China, França, Rússia e o Reino Unido. Os outros cinco países que estão na metade do mandato são o Chade, Chile, Jordânia, Lituânia e Nigéria.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.