Novo assalto à privacidade das famosas
Rihanna, Kim Kardashian e Mary-Kate Olsen são algumas das afetadas pela divulgação de fotos e vídeos
De novo um fórum underground, 4Chan, e de novo fotos de famosas nuas. Três semanas depois do primeiro ataque à intimidade de algumas celebridades, a situação volta a se repetir. A cantora Rihanna, a estrela dos reality Kim Kardashian e a hoje estilista Mary-Kate Olsen são algumas das afetadas em um novo ataque à privacidade de atrizes famosas. A cantora Avril Lavigne e a atriz Jennifer Lawrence, que já foram vítimas, veem como novamente são difundidas imagens sem seu consentimento. No caso de Kardashian são imagens nas quais aparece nua, no de Mary-Kate Olsen, também se incluem vídeos.
Segundo o site UpRoxx, as imagens foram publicadas inicialmente no 4Chan e apagadas pouco minutos depois, mas isso não impediu que chegassem também ao Reddit, um fórum popular dos Estados Unidos, de onde também já foram retiradas. O principal portal de fofocas, TMZ, também informou sobre o vazamento.
Embora a identidade dos atacantes não esteja clara, suspeita-se do mesmo grupo que realizou o primeiro vazamento no começo do mês. A tese seguida até o momento é que o ataque foi realizado com objetivos muito concretos, uma lista de famosas, usuárias de iPhone e que, por isso, armazenavam suas imagens no iCloud, o site para armazenamento na nuvem da Apple. Uma circunstância que obrigou Tim Cook, diretor-executivo da Apple, a pedir desculpas e prometer melhorias na segurança do serviço. Medidas que adotou depois de uma forte queda no valor de suas ações poucos dias antes de lançar o iPhone 6.
BGR, um meio especializado em tecnologia, acha que a magnitude do erro é superior ao previsto inicialmente e reaviva a possibilidade de que se trate de um ataque de “força bruta”.
A ganhadora do Oscar Jennifer Lawrence e Kate Upton, através de seus advogados, anunciaram a princípio de setembro que iam entrar na justiça pela violação de sua intimidade, tanto dos que roubaram suas fotografias íntimas quanto daqueles que as difundiram pela rede. É preciso lembrar que as penas para este tipo de delito nos EUA pode chegar a 10 anos de cadeia, como aconteceu em 2012, quando os computadores das atrizes Scarlett Johansson e Mila Kunis foram acessados sem permissão.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.