ELEIÇÕES 2014

Marina empata com Dilma no primeiro turno e vence no segundo

O levantamento do Datafolha indica que a candidata do PSB superaria Dilma em 10 pontos percentuais, com 50% dos votos

Dilma Rousseff abraça garoto em evento com trabalhadores rurais.
Dilma Rousseff abraça garoto em evento com trabalhadores rurais.

A segunda pesquisa de intenção de voto do instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, indica que as candidatas a ocupar o cargo de presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), estão tecnicamente empatadas com 34%, caso o primeiro turno das eleições fosse celebrado hoje. Dilma tinha 36% e Marina 21% no levantamento anterior, do dia 18 de agosto.

A análise do cenário de um segundo turno indica uma vitória da substituta de Eduardo Campos com uma vantagem de 10%: Dilma ficaria com 40%, enquanto Marina teria 50% dos votos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Mais informações

Nesta semana, o mercado financeiro já indicava sua simpatia pela candidata do PSB: a Bolsa de Valores de São Paulo fechou na quarta-feira com o melhor resultado desde janeiro de 2013.

O movimento de ascensão de Marina já se perfilava na anterior pesquisa do Datafolha, quando contava com 21% dos votos mesmo antes de ser confirmada oficialmente como candidata substituta. O tucano Aécio Neves (PSDB), que já estava empatado com Marina desde a última pesquisa (tinha 20%), ficaria em terceiro lugar, com 15% dos votos no primeiro turno. Os outros candidatos somariam todos 3%. Votos em branco e indecisos representam 7% cada um.

A sondagem também abordou a aprovação ou não do Governo Dilma. Os eleitores contentes, que consideravam a gestão boa ou ótima, caíram: passaram de 38% na pesquisa anterior para 35%. Os que acreditam que os quatro anos de Dilma foram ruins ou péssimos passaram de 23% para 26%, de um total de 2.874 entrevistados em 178 municípios brasileiros.

Em outro levantamento recente, do instituto Ibope, encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo e divulgado nesta quarta-feira (26), Marina também superaria Dilma no segundo turno, com 45% dos votos contra 36% da candidata petista.

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete