_
_
_
_

Cutrale e Safra fazem uma proposta para compra da Chiquita

O produtor de bananas dos EUA está em processo de fusão desde março com a irlandesa Fyffes

Bananas da Chiquita em um mercado de Washington
Bananas da Chiquita em um mercado de WashingtonPAUL J. RICHARDS (AFP)

A Chiquita tem um novo pretendente que pode acabar com a fusão com a irlandesa Fyffes. A fabricante brasileira de sucos Cutrale entra agora no jogo em uma aliança com o fundo de investimentos Safra Group para fazer uma oferta de 625 milhões de dólares (1,41 bilhão de reais) pelo controle da multinacional norte-americana.

A fusão da Chiquita com a Fyffes foi anunciada em março. A previsão é que daí surja a maior produtora de bananas do mundo, com uma fatia de mercado de quase 30%, superando a Dole Foods. Além disso, a operação está rodeada de polêmica porque permitirá à empresa norte-americana reduzir a carga fiscal ao se estabelecer em Dublin.

No entanto, a Cutrale entra com força. É a empresa dominante no mercado brasileiro, de longe a maior produtora de suco de laranja no mundo. O Safra, que administra ativos no valor de 200 bilhões de dólares, é a oitava instituição financeira no Brasil. Sua oferta conjunta equivale a pagar 13 dólares por ação da Chiquita.

O preço que colocam sobre a mesa representa assim um prêmio de 30% para os acionistas da Chiquita quando comparado com o valor do encerramento na sexta-feira em Wall Street. As duas empresas brasileiras garantem que a operação que propõem está sujeita a menos riscos e incertezas do que a apresentada pela Fyffes.

A oferta da Cutrale e da Safra tem, porém, data de validade. Esperam obter uma resposta da Chiquita até a sexta-feira. Se a opção brasileira vingar, isso significaria que a empresa norte-americana deixaria de ser negociada na Bolsa de Nova York, onde as ações se valorizaram 30% no início da sessão.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_