_
_
_
_

O Banco Central injeta 30 bilhões de reais na economia no Brasil

O órgão muda as exigências dos bancos para liberar outros 15 bilhões em empréstimos para estimular o crescimento do país

A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff
A presidenta do Brasil, Dilma RousseffUESLEI MARCELINO (REUTERS)

O Banco Central (BC) do Brasil injetará 30 bilhões de reais para os bancos emprestarem para famílias e empresas, em uma das medidas anunciadas nesta sexta-feira para estimular o cada vez mais discreto crescimento da economia. Além disso, o Banco Central também mudou os critérios relativos à exigência mínima de capital para dar crédito em operações de compra no varejo, o que liberará na economia real mais de 15 bilhões de reais, segundo a entidade.

“Vamos ver como esses 15 bilhões de reais se colocam na economia. Não somos adivinhos, o banco verificará onde existe demanda, já que não tem que reservar parte do capital dos empréstimos. A possibilidade de uso desses recursos é imediata”, disse o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos, segundo apurou a imprensa local.

A alta da inflação e a baixa confiança de famílias e empresas somam-se no Brasil à desaceleração do crédito dos bancos: em 2010 o crescimento dos empréstimos era de 20,6%, enquanto a previsão para 2014 é de 12%.

A desaceleração do crédito foi muito criticada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que recentemente, em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), destacou que há “escassez” de crédito para o consumo no Brasil.

Além disso, a economia brasileira se retraiu 0,18% em maio em comparação com abril, o seu pior desempenho este ano, segundo um índice divulgado pelo Banco Central considerado como prévia do produto interno bruto (PIB). O chamado Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), que o Banco Central utiliza para tentar antecipar o comportamento do PIB, registrou em maio sua segunda retração este ano, após haver caído 0,09% em fevereiro e depois de dois meses consecutivos de baixo crescimento: 0,12% em abril e 0,05% em março.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_