Reverenda senhora bispa
A igreja anglicana aprova a ordenação episcopal de mulheres
As mulheres anglicanas da Inglaterra conseguiram passar por cima de uma tradição secular que lhes vetava o acesso à alta hierarquia de sua igreja. O sínodo, reunido em York, aprovou sua ordenação como bispas, em uma decisão considerada histórica. Para chegar a essa posição antes tiveram de galgar as etapas inferiores, em um processo que se tornou muito mais longo do que se pensava.
Já faz vinte anos que a primeira mulher foi ordenada sacerdote e, depois disso, elas conseguiram o acesso ao bispado nas igrejas anglicanas de oito países, entre os quais Estados Unidos, Canadá, Austrália e África do Sul, e também em outros territórios do Reino Unido, como Gales e Escócia. Há pouco tempo a igreja da Irlanda nomeou também a sua primeira bispa. Mas a Inglaterra resistia, o que não deixava de ser contraditório para uma Igreja que tem como chefe visível uma mulher, a rainha Elizabeth II.
A proposta aprovada agora havia sido apresentada há dois anos, mas não seguira adiante por não ter alcançado 75% de votos favoráveis necessários em cada um dos três colégios que formam o sínodo: bispos, clérigos e leigos.
Somente depois da ameaça de que o assunto poderia se resolver por fim fora da própria igreja, mediante uma lei do Parlamento britânico que obrigasse à remoção dessa discriminação, o arcebispo Justin Welvy pôde encontrar o apoio necessário para a transcendente mudança, embora ao custo de algumas concessões. Entre elas está a promessa –de palavra– de que as paróquias mais conservadoras que não queiram submeter-se à autoridade de uma bispa tenham a possibilidade de contar com um bispo itinerante.
Atualmente há três postos vagos –Oxford, Peterborough e Newcastle–, por isso a nomeação de uma bispa pode ser iminente. Entre os mais reticentes a aceitar a mudança está o setor anglo-católico, partidário de uma aproximação com a Igreja católica, algo que bem observado é coerente, já que nessa questão está mais em sintonia com Roma. A hierarquia católica está totalmente fechada para uma mudança dessa natureza. A anglicana, ao contrário, deu mostras de uma maior abertura e capacidade de adaptação aos tempos, embora não sem resistências.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.