_
_
_
_
_

A Rússia tenta recuperar o terreno perdido no comércio com Cuba

Putin inicia em Havana uma viagem marcada pela agenda econômica

Os presidentes da Rússia e de Cuba em Havana.
Os presidentes da Rússia e de Cuba em Havana.L.Perez (AP)

O presidente russo, Vladimir Putin, e a sua comitiva aterrissaram nesta sexta em Havana com as malas carregadas de novos planos de negócios e com a intenção de consolidar sua posição na América Latina.

É a segunda visita de Putin à ilha como presidente e a quarta visita de um mandatário russo a Havana nos últimos 15 anos. A primeira vez, em 2000, o próprio Fidel Castro lhe deu as boas-vindas; nesta sexta, o encarregado de recebê-lo no Aeroporto José Martí foi o primeiro vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Nas viagens anteriores, tanto de Putin como do ex-presidente e atual primeiro-ministro Dmitri Medvedev, estabeleceram-se as bases de uma dezena de acordos de cooperação econômica, comercial, científica e técnica, que estarão em vigência até 2020 e que ambos os Governos planejam agora revisar e ampliar.

“Estamos dispostos a recuperar as possibilidades perdidas”, disse Putin na véspera de sua chegada a Havana, durante uma entrevista com as agências estatais de notícias Itar-Tass e Prensa Latina.

Mais informações
A Rússia inicia em Cuba a sua estratégia de aproximação com a América Latina
A maioria dos cubanos em Miami quer o fim do embargo à ilha
Os empresários dos EUA veem Cuba como grande oportunidade de negócio
Os empreendedores como catalisadores democráticos em Cuba
Cuba concede maior autonomia às empresas estatais
Cuba aposta no porto de Mariel

A Rússia ocupa agora a posição de número 10 na lista de parceiros comerciais de Cuba, atrás da Venezuela, China, Brasil, Espanha e Canadá. O intercâmbio com Moscou, que representava 80% dos negócios da ilha, se reduziu a cifras mínimas nos anos noventa, após a queda do bloco soviético. Esta é o desafio que Putin se propôs a encarar, utilizando suas posições coincidentes em política exterior como ponto de apoio. “Hoje Cuba é um dos principais parceiros da Rússia nesta região. Nossa cooperação é de caráter estratégico e está voltada para longo prazo. Teremos uma coordenação próxima no campo da política exterior e no marco das organizações multilaterais”, adicionou o mandatário russo.

A agenda de Vladimir Putin, em Havana, começou com um ato solene no monumento ao soldado internacional soviético e seguiu com uma reunião com o presidente cubano Raúl Castro, na qual os dois assinaram uma dezena de novos acordos de colaboração em comércio, saúde, indústria e cultura. Também era previsto um breve encontro informal com Fidel Castro.

Antes de subir no avião e como amostra de seu afeto renovado, Putin promulgou a lei que perdoa 90% da dívida de 35 bilhões de dólares (77 bilhões de reais) contraída por Cuba na época soviética. O perdão da dívida já havia sido conversado em outubro de 2013, junto à assinatura do Convênio Intergovernamental, e foi ratificado pelo Legislativo russo em 04 de julho. O montante que restou deverá ser pago por Havana em 20 parcelas durante os próximos dez anos e este dinheiro, conforme prometeu o presidente russo, será reinvestido na ilha.

“Está sendo estudado o projeto em grande escala com a participação de Rússia, Cuba e com possíveis investimentos de outros países para criar um grande centro de transportes. Isto implica a modernização do porto de Mariel e a construção de um moderno aeroporto internacional com o terminal de carga em San Antonio de los Baños”, adiantou Putin. Entre os projetos que os dois países pretendem desenvolver na Zona Econômica Especial de Mariel está a instalação de empresas russas para fabricação de produtos metálicos e plásticos, e de peças de reposição automotoras.

A Rússia também pretende consolidar seus negócios no setor energético de Cuba, iniciados em 2008 com a instalação das primeiras brocas russas de perfuração petrolífera em águas cubanas do golfo do México. Já em agosto de 2013 a companhia Zarubezhneft retomou os trabalhos de perfuração na antiga jazida petrolífera de Boca de Jaruco, situado na costa norte da província ocidental de Mayabeque, que começou a ser explorada na década de 1970 pela estatal Cubapetróleo (Cupet) com assessoria soviética. Esta empresa, junto à também russa NK Rosneft, planeja seguir explorando no futuro a plataforma marítima de Cuba em busca de novas jazidas. Enquanto isso, está previsto que a companhia Inter Rao se incorpore na construção de novas unidades de geração elétrica para as Centrais Termoelétricas Máximo Gómez e do Leste de Havana.

Os russos não pretendiam chegar em Havana com as mãos vazias, apesar dos altos e baixos sofridos pela relação bilateral desde a queda da União Soviética. Quando Medvedev viajou para Cuba em 2008, Moscou havia acabado de aprovar um crédito de 20 milhões de dólares (44 milhões de reais) a favor da ilha, que foi ratificado em janeiro de 2009 durante a primeira viagem oficial de Raúl Castro a Moscou como chefe de Estado. Castro voltou para a Rússia em 2012 e, entre sua visita e o regresso de Medvedev para Havana, ocorreu a assinatura do Programa Intergovernamental para a Cooperação Econômica-Comercial e Científica-Técnica 2012-2020, que nesta sexta foi reforçado com planos de novos investimentos antes de Putin continuar seu giro latino-americano por Argentina e Brasil.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_