Osgemeos entre quatro paredes
Famosa por seus gigantes desenhos expostos a céu aberto, a dupla de artistas abre uma mostra com obras inéditas em galeria em São Paulo


A cidade de São Paulo pode até não dar o devido valor que a dupla de artistas Osgemeos merece, uma vez que seus grafites já foram apagados diversas vezes pela prefeitura. Os autores dos personagens amarelos gigantes, vestidos com roupas super coloridas, valorizam o museu a céu aberto em que São Paulo se transformou graças aos desenhos Gustavo e Otávio Pandolfo. Mas, quatro anos depois da última grande exposição em São Paulo, os irmãos do bairro do Cambuci voltam a abrir seus trabalhos ao público, desta vez, entre quatro paredes. A partir do dia 1º de julho, a galeria Fortes Villaça, na Barra Funda, abre para o público a exposição A Ópera da Lua, com obras inéditas e ambiente interativo.
A mostra, que fica em cartaz até o dia 16 de agosto, é feita por 30 pinturas, três esculturas e uma vídeo-instalação 3D. Entre os trabalhos, eles prometem surpreender com a maior escultura já feita até agora.

A Fortes Vilaça, que em média recebe não mais que 100 pessoas por dia, espera receber, durante todo o período da mostra, mil pessoas diariamente. A estimativa não é à toa: a dupla está na moda. Literalmente, já que a grife francesa Louis Vuitton acaba de lançar um lenço de seda estampado pelos irmãos.
Além disso, Osgemeos estamparam o avião que está transportando a seleção brasileira nesta Copa do Mundo, fizeram uma obra personalizada que está na sala do jogador Ronaldo, pintaram a fachada da Tate Modern, em Londres, estamparam um castelo na Escócia e seus desenhos estão em diversos prédios mundo afora. O famoso porco inflável presente em todos os shows do ex-Pink Floyd Roger Waters também ganhou desenhos deles na última turnê do cantor pelo Brasil.
“O grafite brasileiro, particularmente, é muito respeitado por outros países”, dizem os irmãos. Criou-se uma escola no Brasil no início dos anos 90 para criar um diferencial, ter um estilo autêntico nosso, ao invés de se restringir a imitar e seguir o que acontecia fora do país.”

O frisson é tamanho que a galeria vai reforçar o esquema de segurança para organizar o público. Se prepare para pegar fila.
A Galeria Fortes Villaça fica na rua James Holland, 71, na Barra Funda, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 18h.