_
_
_
_

A Alemanha dispensa uma empresa de telefonia dos EUA após a espionagem

O Governo de Merkel concede à Deutsche Telekom os serviços que a Verizon prestava

Angela Merkel com um celular.
Angela Merkel com um celular.J. STRATENSCHULTE (EFE)

O Governo alemão cancelou seu contrato com a empresa de telecomunicações Verizon, dos EUA, como parte da revisão de seu sistema interno de comunicações depois do escândalo de espionagem massiva realizada pelos EUA.

As revelações do ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden trouxeram à tona a espionagem das autoridades norte-americanas na Alemanha, como também em outros países e empresas europeias. “As pressões nas redes assim como os riscos de vírus altamente desenvolvidos, como os trojans, está crescendo” afirmou o ministro alemão do Interior, Hans-Peter Friedrich. “Por outro lado, os vínculos entre as agências de inteligência estrangeiras e empresas que seguem os passos dos assuntos da NSA mostram que o Governo alemão necessita de um alto nível de segurança em suas redes”, acrescentou.

O Governo de Angela Merkel anunciou que a Deutsche Telekom AG vai substituir a Verizon nos serviços que provê. A empresa alemã já era a encarregada das comunicações mais sensíveis entre seus ministérios e entre o Governo e sua agência de segurança.

O Governo dos EUA obrigou a Verizon no ano passado a entregar todos os registros das chamadas internacionais e nacionais de seus clientes. A empresa de telecomunicações é a segunda maior dos EUA, atrás da AT&T, em termos de receita.

A chanceler Angela Merkel protestou em outubro de 2013 perante o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pela possível espionagem de seu telefone celular por parte dos serviços secretos norte-americanos. Segundo seu porta-voz, Steffen Seibert, a chefe do governo alemão alertou Obama que “rejeita categoricamente essas práticas, que considera inaceitáveis”. Seibert confirmou que a Alemanha reivindicou “o imediato e completo esclarecimento” da questão, depois de obter “indícios sólidos” de que os espiões de Washington vigiavam as comunicações do telefone celular da chanceler. Berlim convocou o embaixador dos EUA e enviou a Washington uma delegação para negociar com a Casa Branca um acordo de não espionagem mútua.

A justiça alemã anunciou que vai investigar o escândalo. O procurador federal, Harald Range, anunciou uma investigação sobre as escutas no celular da chanceler. A procuradoria também havia analisado a espionagem praticada de forma massiva em milhões de cidadãos alemães por parte dos serviços secretos britânicos e norte-americanos, mas essas práticas não serão investigadas no processo aberto agora.

Ainda em relação ao problema das escutas, os conservadores da chanceler Angela Merkel e os social-democratas alemães rejeitaram hoje a possibilidade de Berlim convidar Snowden, embora tenham concordado que ele preste declarações no Parlamento alemão por videoconferência em 10 de setembro, se aceitar essa fórmula. A oposição pedia que o ex-analista da NSA fosse convocado a comparecer no Bundestag (a Câmara Baixa).

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_