_
_
_
_

Marine Le Pen fica sem grupo próprio no Parlamento Europeu

A suspeita de antissemitismo frustra sua aliança com o holandês Wilders

Lucía Abellán
Os líderes da ultradireita da França e Holanda, Marine Le Pen e Geert Wilders.
Os líderes da ultradireita da França e Holanda, Marine Le Pen e Geert Wilders.

Uma das grandes vencedoras das eleições europeias, a extremista francesa Marine Le Pen, fracassou em seu principal objetivo desde a noite das eleições: conseguir um grupo parlamentar próprio. A líder da Frente Nacional, ganhadora das eleições na França com 25% dos votos, não conseguiu aglutinar os eurodeputados necessários em torno a seu projeto. Le Pen perde assim a batalha contra outro grande triunfador do 25-M, o britânico populista Nigel Farage, que conseguiu formar um grupo, com as vantagens de financiamento, visibilidade e influência que isso traz.

"Fiéis a nossos valores e compromissos políticos, e de acordo com nossos aliados, decidimos privilegiar a coerência antes que a precipitação", indicou a Frente Nacional em um comunicado. Essa derrota mostra a falta de coesão e de interesses comuns entre os partidos considerados populistas e eurófobos, uma ampla denominação que esconde diferenças irreconciliáveis. No caso do projeto de Le Pen, as objeções procedem de seu principal sócio na tentativa de coalizão, o holandês Geert Wilders. O líder do Partido da Liberdade vetou um aliado que a francesa estava há dias sondando: um grupo polonês misógino, KNP, que duvida da responsabilidade de Adolf Hitler no Holocausto. Tampouco ajudou a Le Pen os últimos comentários antissemitas de seu pai. "O Partido da Liberdade quer formar um grupo parlamentar, mas não a qualquer preço", argumentou Wilders à agência Reuters.

A principal dificuldade destes grupos reside na escassa coincidência entre os coletivos que insultam. O holandês Wilders pode se pronunciar contra os muçulmanos, mas não aceita comentários antissemitas porque seu eleitorado não o respaldaria. "Estes partidos estão muito fragmentados. Não têm um programa comum e o antieuropeísmo que os une não é suficiente. O que é aceitável em um país não é no outro. Mesmo se Le Pen tivesse conseguido um grupo próprio, teríamos que ver até que ponto teria sido influente", analisa Marco Incerti, do think tank europeu Centre for European Policy Studies.

O britânico Nigel Farage supera a dirigente francesa e forma uma frente populista

O prazo para constituir grupo parlamentar venceu na noite de terça-feira. Embora Le Pen tenha assegurado que continuará tentando, a divisão de cargos, turnos de intervenção e trabalho nas comissões será realizada agora. Para criar um grupo, é preciso 25 eurodeputados de sete Estados. Farange se adiantou há uma semana e congregou vozes populistas para criar seu grupo Europa das Liberdades e da Democracia. Com 26,8% dos votos no Reino Unido, o líder do UKIP acolhe formações muito diferentes, como o Movimento 5 Estrelas do italiano Beppe Grillo, os ultradireitistas suecos e uma dissidente da Frente Nacional de Le Pen. Essa mistura o coloca à beira da dissolução se houver uma mínima discrepância.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_