_
_
_
_
_

Leonor vira princesa

A filha de Dom Felipe continuará em seu colégio, terá presença oficial e receberá instrução militar

Mábel Galaz
Leonor de Borbón, em Maiorca em abril de 2014.
Leonor de Borbón, em Maiorca em abril de 2014.PATRICK VAN KATWIJK

As explicações começaram no dia em que Leonor de Borbón y Ortiz perguntou: "Por que tiram tantas fotos da gente?" Então, dom Felipe e dona Letizia contaram que seus avôs eram os reis da Espanha. Parece que foi mais difícil para a Princesa responder a sua filha mais velha no dia em que esta quis saber de que trabalhava. "Pela Espanha, para melhorar o país", disse. Leonor, aos oito anos, já sabe agora que sua família é a família real, e que ela está destinada a ser algum dia a rainha da Espanha. A substituição também começou para a infanta.

No momento em que seu pai subir ao trono, ela se converterá na herdeira e na princesa de Astúrias, e quando cumprir 18 anos jurará a Constituição, como fez dom Felipe. Já começou a se preparar para tudo isso. Na Monarquia espanhola, ao contrário do que ocorre nas outras casas reais europeias, ainda continua existindo a prevalência do homem sobre a mulher, mas não parece provável que dona Letizia volte a ser mãe.

Quando ainda era um segredo que dom Juan Carlos tinha decidido abdicar em favor de seu filho Felipe, Leonor assistiu no último dia 2 de maio a seu primeiro ato na base aérea de San Javier (Murcia). Sua presença não foi casual, como tampouco a escolha da data. Fontes do palácio da Zarzuela já adiantaram que esse era o início da vida oficial da infanta, que seus pais querem que tenha um perfil baixo e conforme com sua idade. O príncipe de Astúrias disse em várias ocasiões: "Já chegará o momento de tudo isso." Mas os prazos vão diminuindo. Na verdade, está previsto que Leonor estará presente na cerimônia em que seu pai se converterá em Felipe VI.

Está perto de terminar o terceiro ano do ensino fundamental, dança balé e fala inglês

A infanta está perto de terminar o terceiro ano do ensino fundamental com seus companheiros que estão com ela nos últimos quatro anos no colégio Nuestra Señora de los Rosales. Trata-se de um colégio privado e laico que dá aulas de religião se os pais quiserem. Dom Felipe e dona Letizia pagam ao redor de 700 euros (2.172 reais) ao mês pelas mensalidades de cada uma de suas filhas. O uniforme do colégio é saia cinza, suéter azul, sapatos escuros e casaco azul. As aulas começam às 9h30 e terminam às 17h30, de segunda a sexta-feira. Na sexta, a saída é adiantada para as 15h45. Leonor almoça com seus companheiros e participa das festas de aniversário quando convidada por seus amigos.

Mais informações
O Rei da Espanha abdica do trono
O novo Rei da Espanha será proclamado no dia 18 de junho
A vida de um rei
A hora do Príncipe

Dizem que é uma aluna aplicada que participa das aulas de balé e que estuda a história dos Borbones. Está previsto que no futuro receba instrução militar, por seu papel de herdeira, e que faça algum curso no exterior quando for um pouco mais velha, como fez seu pai. A Casa do Rei não aporta mais detalhes por desejo expresso dos Príncipes, que defendem toda a privacidade possível para a menina.

Leonor é parecida fisicamente com dona Sofia. Na verdade, ela mostra algumas fotos para confirmar esta afirmação. É uma menina séria e formal, que observa tudo com grande atenção ao mesmo tempo em que se preocupa que sua irmã Sofia seja obediente. No ambiente privado, é mais inquieta e criativa. Já é famosa a história revelada por um cientista espanhol. Dona Letizia explicou a ele que Leonor dizia a sua irmã: "Coma verdura porque tem antioxidantes."

Fala muito bem o inglês, idioma que a Rainha utiliza para se comunicar em família. Além do mais, as filhas dos Príncipes contam desde que nasceram com uma babá britânica. "São duas meninas muito educadas", contam pessoas do palácio da Zarzuela que convivem diariamente com a família real. É que o nível de exigência que dona Letizia impõe a si mesma, também exige das filhas.

É inquieta e criativa, e se parece fisicamente com dona Sofia

Há quase dois anos e por desejo do Rei, nos jardins de Zarzuela posou com dom Felipe e com a infanta Leonor para esta foto que marca a linha dinástica e que quis que o acompanhasse no discurso televisivo no qual anunciou que havia chegado a hora de abdicar. Sofia, a filha mais nova dos Príncipes, participou dessa sessão tão especial, e ficou com um pouco de ciúmes por não posar com seu "avozinho", como as meninas chamam dom Juan Carlos. No final, para contentá-la, o Rei decidiu tirar outra foto na qual Sofia também aparecesse. Mas essa imagem está só no álbum familiar. O retrato do futuro da Monarquia espanhola está bastante claro.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_