_
_
_
_

Repsol vende de uma só vez a maior parte dos títulos argentinos recebidos pela YPF

Empresa vendeu todo o título Bonar 24 e embolsou 2,813 bilhões de dólares

Miguel Jiménez
O presidente de Repsol, Antonio Brufau
O presidente de Repsol, Antonio BrufauEFE

A Repsol fez caixa com a indenização argentina paga pela tomada da YPF. A petrolífera espanhola vendeu na sexta-feira ao J. P. Morgan a maioria dos títulos da dívida pública da Argentina recebida como compensação pela expropriação de 51% da YPF. A verdade é que a empresa de livrou dos títulos incluídos no Bonar 24, o bônus com valor nominal de 3,25 bilhões de dólares (7,7 bilhões de reais) emitido especificamente para pagar a indenização. A companhia embolsou 2,813 bilhões de dólares (6,2 bilhões de reais), um montante que não tem impacto nos resultados.

Mais informações
A Repsol prevê vender em um ano os bônus argentinos dados em troca da YPF
Repsol abandona a diretoria da YPF
As letras pequenas do acordo entre a Repsol e a Argentina sobre YPF

A empresa informou à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) que o fechamento da transação está previsto para 13 de maio e está sujeito ao cumprimento dos termos e condições usuais em operações dessa natureza. A Repsol não poderá vender os títulos argentinos restantes a terceiros por um período de sete dias, com algumas exceções.

A empresa presidida por Antonio Brufau conseguiu, com isso, reduzir drasticamente a sua exposição à dívida argentina. Também dissipam as dúvidas daqueles que acreditavam que a indenização em títulos argentinos era mais virtual do que real. Após essa operação, a Repsol ainda tem em sua carteira bônus (Bonar X, Bonar 33 e Boden 2015) com um valor nominal de cerca de 2,066 bilhões de dólares (4,6 bilhões de reais), embora, neste caso, o valor de mercado seja um pouco maior do que o nominal, já que um dos títulos tem juros capitalizados em 500 milhões de dólares. Isso sugere que a Repsol receberá, efetivamente, um valor próximo aos 5 bilhões de dólares acordados, ou 11 bilhões de reais. A dívida ficou reduzida a 2,184 bilhões de dólares (4,84 bilhões de reais) com esta primeira operação.

Além disso, o Bonar 24 era o único título que não estava cotado em bolsa e, portanto, se tratava de um bônus que os analistas viam com mais desconfiança. A Repsol garantiu na quinta-feira aos analistas que não tinha pressa para vender, mas que quanto mais cedo vendesse e quanto maior fosse o preço, melhor.

O bom desempenho no mercado de títulos reforçou a posição da Repsol, que também se cercou de todos os tipos de salvaguardas para garantir a indenização em uma árdua negociação com o Governo argentino.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_