O técnico da seleção do México promete “alegrias à torcida” na Copa
Miguel Herrera revela a lista de 23 jogadores que disputarão os jogos no Brasil
O mistério terminou. O segredo que Miguel Piojo Herrera, o técnico da seleção do México, manteve durante semanas sobre o nome dos jogadores que viriam com ele ao Brasil para disputar a Copa do mundo chegou ao seu fim. Nesta sexta-feira, a lista de 23 jogadores foi divulgada. Herrera fez uma base com a equipe que ganhou a medalha de ouro em 2012 nos Jogos de Londres e com cinco jogadores do clube América, a equipe que treinava até dezembro de 2013. Na Copa, o México enfrentará o Brasil, Croácia e Camarões. “Vamos trazer alegrias à torcida”, disse o técnico.
Dez dos jogadores convocados já jogaram um Mundial. O veterano ex-defesa do Barcelona, Rafael Márquez, que jogará sua quarta copa consecutiva, será o capitão da equipe. Márquez veste hoje a camiseta do León, o atual campeão do futebol mexicano. O clube, propriedade do empresário Carlos Slim, é a segunda equipe que mais jogadores contribuiu à seleção, com quatro. O primeiro é o América, de Emilio Azcárraga, o dono da Televisa, a rede mais importante do país.
“A lista foi feita com toda a independência e toda a autonomia. Não teve mediação por nenhum meio, de nenhum patrocinador. Foi uma decisão de Miguel Herrera com a assessoria da equipe técnica”, disse nesta sexta-feira Héctor González Iñárritu, responsável pelas seleções nacionais da Federação de futebol.
A imprensa esportiva mexicana sentiu falta do nome de Javier Aquino na lista. O volante do Villarreal ficou fora da Copa, apesar de ter acompanhado o time tricolor, carinhosamente chamado Tri pelos mexicanos, em 18 partidos da eliminatória. Aquino foi um dos 18 jogadores que venceram o Brasil nos Jogos de Londres de 2012 para levar a medalha de ouro. Oito jogadores dessa seleção estarão presentes no Brasil (Jesús Corona, Carlos Salcido, Héctor Herrera, Marco Fabián, Oribe Peralta, Giovani de los Santos, Raúl Jiménez e Diego Reyes). “Procuro uma equipe que tenha posse de bola e que seja poderosa no físico”, disse Herrera na conferência.
Herrera também deu uma oportunidade a Javier Chicharito Hernández, o atacante que não viu muita ação com a sua equipe, o Manchester United. Chicharito ficou devendo na eliminatória, onde o México passou muitos apertos e finalmente se classificou depois de uma repescagem contra a Nova Zelândia. Sete jogadores de clubes europeus fazem parte desta equipe. A surpresa que não foi tão surpresa assim era que incluísse Carlos Vela, o atacante da Real Sociedad que passa por um grande momento e que tinha dito publicamente seu desinteresse de fazer parte da seleção. “É quem está no seu melhor momento na Europa, mas um grupo é mais forte que um indivíduo”, limpou o técnico ante as perguntas da imprensa.
A equipe se despedirá da torcida mexicana no próximo 28 de maio no estádio Azteca, onde jogará um partido contra Israel. Dia 31 jogará nos Estados Unidos contra o Equador. Dia 13 de junho debutará no mundial contra Camarões, no dia 17 jogará contra os anfitriões e fechará sua participação na fase de grupos jogando contra a Croácia dia 23. Herrera e seus jogadores têm pela frente uma meta que o México não consegue desde 1986: jogar a quinta partida.
Lista de jogadores convocados
Goleiros:
- Jesús Corona (Cruz Azul)
- Guillermo Ochoa (Ajaccio, FRA)
- Alfredo Talavera (Toluca)
Defesas:
- Paul Aguilar (América)
- Andrés Guardado (Bayer Leverkusen, ALE)
- Miguel Layún (América)
- Rafa Márquez (León)
- Héctor Moreno (Espanyol, ESP)
- Diego Reyes (Porto, POR)
- Francisco Rodríguez (América)
- Carlos Salcido (Tigres)
Meio-campistas:
- Isaac Brizuela (Toluca)
- Enquadramento Fabián (Cruz Azul)
- Juan Carlos Medina (América)
- Carlos Peña (León)
- José Juan Vázquez (León)
- Héctor Herrera (Porto)
- Luis Montes (León)
Atacantes:
- Giovani dois Santos (Villarreal)
- Javier Hernández (Manchester United)
- Raúl Jiménez (América)
- Oribe Peralta (Santos)
- Alan Pulido (Tigres)
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.