_
_
_
_
_

A Apple recebe a sua nova diretora de varejo com 151 milhões de reais em ações

A executiva Angela Ahrendts terá direito a receber 113.334 títulos em quatro anos

Miguel Jiménez
Angela Ahrendts, quando era diretora da Burberry em 2011, com um iPad.
Angela Ahrendts, quando era diretora da Burberry em 2011, com um iPad.Peter Foley (Bloomberg)

Angela Ahrendts era a executiva mais bem paga do Reino Unido antes de deixar a Burberry para trabalhar na Apple. Agora, multiplicará seus ganhos. A diretora comunicou ontem à Comissão de Mercado de Valores dos Estados Unidos (SEC, nas siglas em inglês) a atribuição de 113.334 ações da companhia, valorizadas a preço de mercado em 68 milhões de dólares (cerca de 151 milhões de reais).

A fabricante do iPhone e do iPad anunciou o contrato de Ahrendts em outubro de 2013 como responsável pelo setor varejista, isto é, para dirigir a Apple Store e a loja on-line. Ela é a única mulher entre os principais executivos da companhia fundada por Steve Jobs.

A Apple, a companhia mais valiosa na Bolsa, é também uma das que melhor paga seus executivos. Seu conselheiro, Timothy Cook, recebeu uma retribuição em ações de 376 milhões de dólares em 2011. Seu diretor financeiro, Peter Oppenheimer, recebeu a sua no valor de 66 milhões em 2012. Eduardo Cue, um dos máximos responsáveis tecnológicos da companhia, recebeu 52 milhões de dólares em ações em 2011 e outros 48 milhões em 2012. O chefe de operações, Jeffrey Williams, teve 66 milhões de dólares em títulos também em 2012, sempre segundo os documentos registrados na SEC. Agora será a vez de Angela Ahrendts.

Os pacotes de títulos atribuídos dão direito a receber as ações em diferentes prazos, não todas de uma só vez, e de acordo com determinadas condições, que variam a cada caso. A Apple trata de premiar e reter os seus executivos com essas retribuições astronômicas em ações.

No caso de Ahrendts, as ações que serão entregues estão em parte sujeitas à evolução da companhia e serão liquidadas a partir deste ano até junho de 2028. A primeira entrega efetiva, de ações valorizadas em cerca de 10 milhões de dólares, está prevista para o próximo dia 1 de junho.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_