_
_
_
_
_

Mais de dois milhões de reais por ‘Like a rolling stone’

As folhas de rascunho onde Bob Dylan escreveu a letra de uma de suas canções mais conhecidas serão leiloadas

As quatro folhas com a letra de 'Like a rolling stone'.
As quatro folhas com a letra de 'Like a rolling stone'.AP

Quatro páginas com o timbre do Roger Smith Hotel de Washington, nas que Bob Dylan escreveu a letra de sua canção Like a rolling stone serão leiloadas em 24 de junho em Nova York por um preço estimado dentre um e dois milhões de dólares (entre 2,2 e 4,4 milhões de reais), informou hoje a casa de leilões Sotheby's.

São papéis utilizados por Dylan (Duluth, Minnesota) em 1964, aos 23 anos, onde ele escreveu a canção estrela de Highway 61 revisited, o sexto álbum de sua carreira, o primeiro totalmente elétrico (exceto a última faixa), e considerado um dos dez discos fundamentais da história do rock.

Os manuscritos estavam nas mãos de um colecionador de lembranças do rock, residente na Califórnia e que se mantém no anonimato, que conheceu Dylan por meio de um amigo comum, informa o jornal The New York Times. Dylan, que, segundo se sabe, não sente nenhum apreço por este tipo de material relacionado com seu passado, entregou ao colecionador um monte de papéis, dos quais agora vende seis. As quatro filhas correspondem a Like a roling stone e outros dois são a letra de A hard rain's a-gonna fall, um tema anterior, de 1963, que será leiloado com um preço estimado entre 400.000 e 600.000 dólares (entre 893.000 e 1,3 milhões de reais).

O single de 'Like a rolling stone'.
O single de 'Like a rolling stone'.

A letra de esta última música, retirada de um caderno espiral, está praticamente pronta, enquanto as folhas que contêm Like... estão em um estágio muito anterior e cheias de anotações. O mesmo Dylan contou em mais de uma ocasião que o parto de Like a rolling stone, foi longo e custoso, e que esta foi a canção que o motivou a continuar depois da turnê pelo Reino Unido, que virou o documentário Don´t look back. "Havia parado de cantar e tocar, literalmente, e me encontrei escrevendo esta canção, esta história, esta longa peça de vômito de 20 páginas, e delas saiu Like a Rolling Stone, que foi feita single. Eu nunca tinha escrito nada parecido antes e de repente pensei que isso era o que eu deveria fazer, sabe? Quero dizer, ninguém fez isso antes", disse, em uma entrevista em 1966.

Caso a quantidade de dois milhões de dólares seja alcançada no manuscrito de Like a Rolling Stone, algo que se considera possível, o recorde anterior conseguido por uma letra de música em Sotheby's seria dobrado. O atual recorde pertence a A Day in the Life, escrita por John Lennon e vendida em 2010.

Nesse mesmo dia serão leiloados também o contrato original assinado em 15 de outubro de 1965 pelo guitarrista norte-americano Jimi Hendrix (1942-1970) com a companhia PPX, valorizado atualmente entre 100.000 e 200.000 dólares (223.000 e 446.000 reais), uma guitarra Vox de propriedade de John Lennon, além de umas fotografias de Elvis Presley.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_