Homens armados tomam a Prefeitura e a polícia de Gorlovka
Uma dúzia de cidades do leste da Ucrânia estão nas mãos de ativistas pró-russos Alexandr Turchínov diz que as Forças Armadas estão em alerta de combate ante a "ameaça" russa
Cerca de 20 homens armados, supostamente ativistas pró-russos, tomaram durante a manhã desta quarta-feira o edifício da Prefeitura de Gorlovska e a sede da polícia local, no leste da Ucrânia . "Tomaram", disse um agente da polícia citado pela Reuters. Os milicianos, que segundo a agência de notícias Ostrov estavam uniformizados, não encontraram praticamente resistência por parte das autoridades da cidade.
As milícias pró-russas têm o controle de uma dúzia de cidades no leste da Ucrânia
Gorlovska, cidade de pouco mais de 250.000 habitantes, encontra-se a cerca de 40 quilômetros ao norte de Donetsk , capital da região homônima que há um mês é palco de uma rebelião contra o Governo de Kiev. A autoproclamada "República Popular de Donetsk" convocou há algumas semanas um referendo para o próximo dia 11 de maio.
O presidente interino da Ucrânia, Alexandr Turchínov, reagiu a estas operações e declarou em uma reunião com seus ministros que "a Ucrânia deve evitar o terrorismo para se expandir para além do leste", segundo a agência Frances Presse. "Nossa tarefa número um é evitar que o terrorismo se estenda desde as regiões de Donetsk e Lugansk a outras regiões da Ucrânia", acrescentou. Admitiu, no entanto, que as forças de segurança (ucranianas) não são "capazes de controlar" a situação e indicou que as Forças Armadas (FFAA) estão em alerta de combate ante a "ameaça" russa, segundo a cadeia russa RT. Desta forma, tropas ucranianas farão manobras militares no centro de Kiev nesta quarta-feira a noite, segundo o site do Governo. "Blindados militares atravessarão a cidade" e realizarão os exercícios. O presidente Turchinov reiterou nesta quarta-feira que as forças armadas ucranianas estavam em alerta ante o 'perigo real' de uma invasão por parte da Rússia.
As Forças Armadas ucranianas farão manobras militares no centro de Kiev durante a noite desta quarta-feira
A operação em Gorlovska segue à tomada de Lugansk, cidade fronteiriça com a Rússia por parte dos separatistas pró-russos. Já são uma dúzia as cidades da região industrial de Donetsk (leste da Ucrânia) que caíram nas mãos de ativistas pró-russos nas últimas semanas. Estas cidades são: Donetsk, Slaviansk, Gorlivka, Makiivka, Artemivsk, Yenakieve, Khartsyzk, Zhdanivka, Kirovske, Torez, Kostyantynivka, Pervomaisk e Mariupol. Esta última foi recuperada por Kiev no dia 25 de abril.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.