_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Uma séria investida

Manuel Valls arrisca e ganha a aprovação parlamentar do plano de austeridade na França

O recém estreado primeiro-ministro francês, o socialista Manuel Valls, arriscou o cargo e a carreira com um programa de austeridade suave, mas duramente mantido. Equiparou sua votação na Assembleia a uma questão de confiança, obtida depois de um intenso esforço. Com esta operação nasce um líder, capaz de discutir e negociar com as heranças, símbolos e fantasmas de seu partido e de seu país. E de enfrentar desafios, com a probabilidade de ter que digerir alguns contratempos.

O pior do programa de estabilidade de Valls é o momento em que se produz, a poucas semanas das eleições europeias. Isso implica um problema a mais na hora de explicar suas razões e abre a possibilidade de que a ultradireita se aproveite delas, porque está atenta a todos os vestígios para desmanchar o sistema. O chefe de Estado, François Hollande, se tivesse previsto esta circunstância, teria gerido os tempos de outra maneira: e o fez de forma muito discutível.

Mas o fundo da questão é menos discutível. Os Governos socialistas esgotaram seu mecanismo preferido para enfrentar a redução do déficit fiscal: o aumento de impostos. Isso gerou um alto custo: o desafeto de algumas empresas e intelectuais. Ou seja, que mal dispunham de margem pela via da renda, por culpa da alta pressão fiscal. Restava sempre o ingrato recorte de despesas. É injusto acusar Valls de não cumprir o programa eleitoral, porque manteve o aumento do investimento educativo, seu principal compromisso. Embora seja verdade que o plano de austeridade contraria pelo menos a filosofia e a retórica keynesianas com as que foi proposto. Mas à França chegou o mesmo que a todos: a necessidade de cumprir suas próprias promessas para sanar as finanças públicas. No fundo, é a mesma investida que enfrentam as democracias sociais italiana e dinamarquesa, propensas a aliviar alguns benefícios menos imprescindíveis do Estado de bem-estar para salvar sua sustentabilidade.

No caso da França, além disso, haviam outros dois fatores em jogo. Um: a realidade de que há 40 anos o país vive no déficit público, sendo que o pensamento homogêneo da austeridade extrema não estava em oposição à uma maior flexibilidade, senão a um extremismo inverso, o do déficit a todo custo. Dois: o fato de que, como os demais Estados membros da UE, deve cumprir o Pacto de Estabilidade reformado ao seu favor (e à Alemanha) em 2005, depois de violar o mesmo dois anos antes. Teria sido caricatural voltar aos maus hábitos.

A França tem boas razões para impulsionar a UE para que complete a austeridade com os estímulos ao crescimento e o emprego, mas careceria de legitimidade para persistir nessa via caso se apresentasse sem a lição de casa feita. França, assim como a Alemanha, Holanda ou Finlândia vão mais atrasados em suas transformações estruturais que os países do sul do continente. Se outros puderam, por que eles não?

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_