_
_
_
_

Os hotéis nas cidades sedes têm mais de 60% de reservas fechadas

O Rio de Janeiro é a capital com maior nível de quartos reservados para os jogos que serão realizados no estádio do Maracanã

Carla Jiménez

Faltando pouco mais de dois meses para a Copa, 200.000 diárias de hotel já foram vendidas nas 12 cidades sedes que acolherão os jogos do Mundial a partir de 12 de junho. As 16 principais redes hoteleiras no Brasil têm somente 36% das unidades disponíveis, segundo o Fórum de Operadores Hoteleiros no Brasil (FOHB), que responde por 18% do total de leitos. Outros 45% dos quartos já estavam vendidos, e 19% estão reservados para a Match, agência oficial da FIFA, que vende pacotes completos para turistas. No final de janeiro, o porcentual disponível era de 40%, e outras 20% das ocupações retidas pela Match. Olhando cidade por cidade, a capital com maior índice de quartos já vendidos para os dias de jogos é o Rio de Janeiro, que já garantiu a ocupação de 83% dos quartos.

O nível de ocupação nessas grandes redes hoteleiras está diretamente ligado à atratividade dos jogos que serão realizados na capital carioca. Nos dia 15 de junho, por exemplo, está previsto o jogo de Argentina X Bósnia. Nesse dia, 79% das habitações estão reservadas e só há 15% disponíveis – há, ainda, 6% das vagas bloqueadas pela empresa Match. No dia 18 de junho, a partida Espanha X Chile já garantiu 82% das ocupações. A final, que deve acontecer no estádio do Maracanã no dia 13 de julho, já garantiu a reserva de 87% dos quartos entre os dias 12 e 13.

São Paulo é a capital com maior número de vagas em aberto, segundo o FOHB, pela grande oferta de hoteis - 42.000 quartos no total. O levantamento do Fórum mostra que ainda há uma média de 54% de quartos para alugar durante as oito partidas que acontecerão na cidade, incluindo o jogo de abertura (Brasil x Croácia no dia 12 de junho), no estádio do Itaquerão.

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, há 63% das habitações hoteleiras reservadas, e 23% disponíveis. O restante está bloqueado pela Match. Os jogos de oitavas de finais (28 de junho) e as semifinais (8 de julho) foram os que geraram mais procura, mantendo apenas 10% das vagas disponíveis nas princiapis redes hoteleiras da cidade.

Já em Brasília, o jogo Brasil X Camarões (23 de junho) garantiu 78% dos quartos reservados. Em compensação, o jogo Suíça X Equador (15 de junho) demandou 53% das reservas até agora, e ainda há 37% dos quartos disponíveis ( o restante está bloqueado para a Match).

Oferta e demanda por sede nas principais redes hoteleiras

C. J.
  • Cuiabá: 54% das vagas reservadas; 17% disponíveis, 29% bloqueadas pela Match.
  • Curitiba: 44% das vagas reservadas; 32% disponíveis, e 24% retidas pela Martch.
  • Fortaleza: 62% das vagas reservadas; 21% disponíveis, e 17% da Match.
  • Manaus: 56% reservadas; 27% disponíveis, e 17% da Match.
  • Natal: 70% vendidas; 24% disponíveis, e o restante da Match.
  • Porto Alegre: 50% dos quartos vendidos; 22% disponíveis e 28% da Match.
  • Recife: 56% dos quartos vendidos; 37% em aberto, e 7% com a Match.
  • Salvador: 53% dos quartos vendidos; 32% disponíveis, e 16% com a Match.
  • Belo Horizonte: 63% dos quartos vendidos; 23% disponíveis, e 14% da Match.
  • Brasília: 66% reservados; 26% disponíveis e 9% com a Match.
  • Rio de Janeiro: 83% dos quartos vendidos; 10% disponíveis e 7% com a Match.
  • São Paulo: 22% reservados; 54% disponíveis e 24% com a Match.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_