O cinema ibero-americano abre uma janela para o mundo
Mariscal desenha a estatueta do prêmio Platino que será celebrado em abril no Panamá 101 filmes de 22 países estão entre os pré-selecionados
O símbolo dos Prêmios Platino tem forma de mulher, voluptuosa e sexy, com um globo terrestre nas mãos que ela oferece ao mundo inteiro. A estatueta do prêmio do cinema ibero-americano, desenhada por Javier Mariscal, foi apresentada esta manhã num ato na Casa da América de Madri, no qual se deu o tiro de largada definitivo para os prêmios Platino do cinema ibero-americano, cuja primeira edição terá lugar numa gala na cidade do Panamá, no próximo dia 5 de abril. Os Prêmios Platino, depois de muitos meses de trabalho prévio com as indústrias e academias de todos os países latino-americanos, além do Brasil, Portugal e Espanha (num total de 22), nascem com a clara vocação de abrir uma janela ao mundo para o cinema ibero-americano, rico em talento e criatividade, desejado nos melhores festivais do mundo, mas que não transcende as fronteiras nacionais e enfrenta graves obstáculos de visibilidade.
“Essa é a janela para mostrar o nosso cinema, um cinema que nos irmana e nos une”, disse Ignacio Rey, vice-presidente da Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e de Audiovisuais (Fipca), que junto com EGEDA, a entidade de gestão dos direitos dos produtores de audiovisuais presidida por Enrique Cerezo, foram os promotores dessa “feliz” ideia que ontem escreveu a primeira página de sua história. No total, dos 750 filmes produzidos, 101 foram pré-selecionados para a premiação que nasce à imagem e semelhança do poderoso Oscar, mas cujo objetivo não é competir com ele. Com menos categorias que seu vizinho de Hollywood, o Platino entregará oito prêmios (filme, direção, roteiro, música original, ator, atriz, filme de animação e documentário), além de um prêmio de honra e outro à melhor coprodução, que levará o nome do produtor cubano já falecido, Camilo Vives. No próximo dia 13 de março, serão anunciadas as candidaturas definitivas ao prêmio (cinco para filme, ator e atriz e três para o resto).
Vivir es fácil con los ojos cerrados, de David Trueba, Las brujas de Zugarramurdi, de Álex de la Iglesia, e La gran familia española, dirigido por Daniel Sánchez Arévalo, são os três filmes pré-selecionados pela Espanha para concorrer aos Platino. Na categoria de melhor direção e roteiro original concorrem David Trueba e Daniel Sánchez Arévalo; na de melhor ator, Antonio de la Torre, por Caníbal, e Javier Cámara ,por Vivir es fácil con los ojos cerrados; na de melhor atriz, Marian Álvarez, por La herida, e Inma Custa, por 3 bodas de más. Na de melhor música, concorre Joan Valent, por Las brujas de Zugarramurdi, e Alberto Iglesias, por Los amantes pasajeros, de Pedro Almodóvar; como melhor documentário, Con la pata quebrada, de Diego Galán, e Las mujeres de la República, dirigido por Pilar Pérez Solano.
Esses filmes competirão com os títulos dos outros 21 países que concorrem e que pretendem valorizar a riqueza cultural ibero-americana no contexto mundial e eliminar todos os obstáculos à difusão desse cinema. O objetivo final, como se ouviu ontem na apresentação que contou com a presença do vice-ministro de Comércio e Indústria da República do Panamá, José Pacheco, é criar uma marca mundial do cinema ibero-americano.
Os prêmios serão votados por um Jurado Internacional, do qual ainda não se conhecem todos os integrantes. De acordo com o que foi anunciado esta manhã, formam parte desse jurado Iván Trujillo, diretor do Festival de Cinema de Guadalajara, Paz Lázaro, programadora do Festival de Cinema de Berlim e assessora da Academia do Cinema Europeu, além de diretores e autores latino-americanos que irão sendo anunciados pouco a pouco.
A gala, prevista para durar uns 100 minutos, será apresentada pela atriz mexicana Alessandra Rosaldo e o jornalista colombiano radicado nos EUA Juan Carlos Arciniega. “Será elegante e centrada em estrelas e na cultura latina”, explicou o diretor dos Prêmios Platino, Miguel Ángel Benzal. A cerimônia será retransmitida pelos mais importantes redes de televisão da América Latina. Na Espanha, TVE estará presente através de seu canal internacional.
Oitenta e cinco anos separam os nascimentos do Oscar e do Plantino, mas ambos compartilham o fato de que os dois foram forjados em hotéis (El Ambassador da Califórnia, no caso do Oscar, e El Intercontinental, de Medellín, Colômbia, no caso do Platino) e que buscam o mesmo objetivo: que o cinema brilhe no mundo inteiro.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.